Jaguar Land Rover quer uma marca nova com a Chery

Jaguar Land Rover quer uma marca nova com a Chery

Uma (na verdade duas) marca de luxo quer estabelecer uma nova bandeira para atender a classe média chinesa, a princípio. De acordo com a revista inglesa Autocar e sua filial indiana, a Jaguar Land Rover está preparando o terreno para estabelecer uma nova linha de produtos independente das atuais de Jaguar e Land Rover.

Para isso, a estratégia seria formar uma joint-venture com a Chery para o desenvolvimento dessa nova marca. O movimento permitiria crescer rapidamente no mercado chinês, o maior do mundo, além de ser uma fonte alternativa de lucros para a Tata Motors. Como se sabe, desde 2012 a montadora britânica e a asiática trabalham na produção de uma gama de modelos luxuosos no país.

A Chery-JLR fabrica na China os modelos Jaguar XEL e XFL, bem como Land Rover Discovery e Range Rover Evoque. A empresa pretende ainda ampliar com o E-Pace e não seria estranho fazer o mesmo com o I-Pace, ainda mais no mercado chinês, altamente crescente em termos de carros elétricos.

Mas, no caso de uma nova marca, esta deverá se estabelecer num segmento abaixo para gerar volume e servir de fidelizador para os clientes que sairão dela em busca de uma marca premium. Comenta-se que o negócio seria nos moldes da Link&Co, com um produto elaborado e um sistema de assinatura mensal para usuários cadastrados.

Jaguar Land Rover quer uma marca nova com a Chery

Rover?

Mas será que vai mesmo? A Jaguar Land Rover desmentiu que estaria trabalhando numa nova marca com a Chery, mas há algum tempo, ela mesmo registrou o nome “Rover” em diversos países, incluindo a designação “Rover 55”, que foi um projeto de sedã que nunca ganhou vida (na foto, o Rover 45, ainda com base Honda). Rumores dizem que a antiga marca inglesa poderia ser revivida na China, mas há outra questão.

Anos atrás, a SAIC (Shanghai) adquiriu a Nanjing, que por sua vez tinha comprado a MG (Morris Garages). Ela passou a utilizar produtos da Rover com o nome Roewe, que se expandiu bem na China e até vendeu alguns produtos com base na MG. Outra indicação de que a JLR estaria de olho numa marca nova ou revivida é a atual reestruturação administrativa da Chery.

A montadora de Wuhu trocou toda a gestão, vendeu ações na bolsa e dividiu suas marcas, vendendo parte delas. Como ficou para trás em vendas e também em lançamentos, a Chery decidiu se reinventar, focando mais em produtos de melhor valor agregado. Isso permitiria uma colaboração maior entre as duas empresas na criação de uma linha com plataforma de uma ou outra marca.

As plataformas T1X e M1X da Chery foram desenvolvidas em parceria com a Jaguar Land Rover, elas chegarão aqui a bordo dos modelos Tiggo 4, Tiggo 7 e Tiggo 8, por exemplo. Então, um acordo desse tipo entre as duas não seria impossível.

[Fonte: Autocar]

© Noticias Automotivas. A notícia Jaguar Land Rover quer uma marca nova com a Chery é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.