Japonesa diz ter criado carro movido à água

Genepax H2O Power pode ser abastecido com água doce ou salgada

Alberto Cataldi

Sem fazer muito alarde, a fabricante japonesa Genepax anunciou nesta semana que desenvolveu o primeiro veículo movido a água do mundo. Segundo a empresa, o protótipo H2O Power pode ser abastecido com água doce ou salgada, sendo capaz de decompor o líquido em seus elementos básicos, utilizando o hidrogênio para alimentar pilhas de combustível e eliminando o oxigênio para a atmosfera. Com o processo, o H2O Power pode alcançar até 80 km/h.

Segundo a marca, a tecnologia, batizada de WES (Water Energy System), é bem mais barata que a utilizada nos modelos de pilha de hidrogênio, uma vez que não necessita de gasolina para extrair seu principal componente nem de um reservatório de baixa temperatura e alta pressão.

A Genepax ainda afirma que, como resultado da combustão do hidrogênio, o carro obtém uma nova composição da molécula de água, criando um ciclo contínuo de abastecimento. A marca não esclarece se o modelo utiliza um motor adicional ou uma segunda fonte de energia (elétrica ou a combustão), o que torna a veracidade da tecnologia um pouco duvidosa.
Fonte: Auto Esporte