Jeep Compass pode ganhar versão de sete lugares no Brasil

Jeep Compass pode ganhar versão de sete lugares no Brasil (Foto: Divulgação)

 

A FCA (Fiat Chrysler Automobiles) pretende ganhar volume com uma ofensiva de quatro novos SUVs. Há modelos de todos os tamanhos previstos para o Brasil, até mesmo um utilitário esportivo feito baseado na Toro. Mas o maior deles será um utilitário de sete lugares. Conforme Autoesporte havia publicado, o novo carro vai utilizar a mesma base do Compass, Renegade e Toro, algo que vai facilitar a adaptação na fábrica de Goiana (Pernambuco). O projeto não será 100% inédito e pode tomar o Compass como ponto de partida, conforme indica um estudo de viabilidade. 

 

Segundo fonte, o Compass de sete lugares ainda não existe fisicamente. O estudo está na fase de projeto e tem ainda muitas coisas a serem definidas antes do ok final. Uma delas é se o entre-eixos terá que mudar. Ou até mesmo o estilo, uma maneira de diferenciar o novo Jeep do Compass original. Outra é se o nome será mantido. Vai um Grand Compass aí?

A chance de enfrentar o novo Volkswagen Tiguan em termos de capacidade e preço é certa. De acordo com os planos, o motor diesel do Compass pode ter um papel forte na decisão de compra de um SUV sete lugares. Quanto mais autonomia, melhor.  

A semelhança vai além da arquitetura. Ainda em fase de estudos, o projeto usa nome código derivado do 551, o mesmo utilizado pelo Compass, o que parece confirmar a notícia que o Jeep teria uma versão de sete lugares na China. Ou seja, além do Grand Commander feito sobre o Cherokee, o mercado chinês também vai investir em um SUV sete lugares menor.

Ao vivo, o Jeep Grand Commander parece mais bonito do que nas fotos de divulgação (Foto: Gabriel Aguiar/Autoesporte)

 

A plataforma Small Wide (pequena e larga) já deu provas que pode ser aplicada em carros de diferentes tamanhos. Os 4,41 metros de comprimento do Compass serão estendidos para abrigar a terceira fileira de assentos, mas sem chegar aos 4,87 metros do Grand Commander.

Da mesma forma, o entre-eixos de 2,63 metros também deve ser espichado e pode alcançar algo próximo dos 2,80 metros do Jeep maior. ainda em relação ao tamanho, o SUV deve manter a classificação C da Europa, que enquadra modelos compactos para o padrão deles e médios para o brasileiro. 

 

O projeto tem grandes chances de ser lançado depois do 551 MCA (Middle Cycle Action), a renovação de meio de vida do Compass, prevista para 2020. Torcemos para que o novo motor 1.3 GSE turbo de aproximados 180 cv esteja no facelift e também no novo Compass de sete lugares.