Juros bancários voltam a cair no início de março, diz BC

EDUARDO CUCOLO
da Folha Online, em Brasília

Os juros bancários apresentam queda no início de março, segundo dados parciais do Banco Central até o dia 16 deste mês. A taxa média geral, incluindo pessoa física e jurídica em todas as modalidades pesquisadas pelo BC, caiu de 41,3% para 40% ao ano. Para o consumidor, os juros recuaram mais, de 52,7% para 51,5% ao ano. Para as empresas, os juros caíram de 30,8% para 29,2% ao ano.

Parte da queda nos juros se deve à redução do spread bancário, a diferença entre a taxa de captação dos bancos e os juros cobrados nos empréstimos para os clientes. O spread caiu de 29,7 pontos percentuais para 29 pontos no mês passado. A taxa ainda está acima da registrada em outubro (28,3 p.p.).

Para a pessoa física, caiu de 41,3 pontos percentuais para 41 pontos no mês passado. Apenas para as empresas, variou de 18,9 pontos para 17,7 pontos percentuais.

O estoque de crédito subiu 0,9% no começo do mês. Houve alta de 1% para pessoa física e 0,9% para empresas.

Revisão

O BC também revisou a previsão de crescimento do crédito neste ano de 16% para 14%. Em relação ao PIB (Produto Interno Bruto, soma das riquezas produzidas), que deve crescer menos neste ano, o crédito deve aumentar sua participação dos atuais 41,6% para 44% do PIB (a previsão anterior era de 43%).

Fonte: Folha Online