Kakinoff assume comando da Audi Brasil


Ex-Volks, brasileiro confirma chegada do compacto A1 ao país em 2011
Paulo Sérgio Kakinoff, com 34 anos, assume a presidência da Audi Brasil

Thiago Vinholes / César Tizo

Paulo Sérgio Kakinoff é o novo presidente da Audi Brasil. Aos 34 anos, o executivo assumiu oficialmente nesta quarta-feira (25), conforme antecipou o Carro Online, o comando da marca alemã no país. Ex-diretor de marketing e vendas da Volkswagen do Brasil e trabalhando na matriz alemã nos últimos anos, Kakinoff iniciou sua carreira no grupo aos 22 anos como trainee.

Na Audi, sem presidente desde agosto de 2008, sua missão será interromper a sequência de más notícias e voltar à primeira colocação do segmento de veículos premium, posição ocupada durante a administração da família Senna, que coordenou as atividades da marca por aqui entre 1993 e 2005.

Para o executivo, os desafios no novo posto serão muitos. Depois de ter encerrado a produção do A3 em São José dos Pinhais (PR), a rede de concessionários Audi se viu órfão de seu principal veículo. Nos tempos áureos, a marca chegou a vender 10 000 unidades por ano do hatch no Brasil. Em 2008, as vendas totais da Audi não chegaram a 1 500 unidades.

Com o fraco desempenho e apenas 17 concessionárias no país, os dois últimos presidentes, ambos alemães, acabaram caindo do cargo. O antecessor de Kakinoff ficou marcado por tirar a Audi do Salão do Automóvel de São Paulo de 2008, prejudicando ainda a mais a relação da marca com os revendedores.

A1 é o protagonista do futuro da marca no Brasil

Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta quarta-feira (25), Kakinoff anunciou ao lado do vice-presidente mundial de vendas e marketing da Audi, Peter Schwarzenbauer, boas novidades para o Brasil.

A principal notícia do encontro ficou por conta da confirmação do compacto A1 para o Brasil, como já havíamos revelado (naquela ocasião, porém, as informações davam conta de que ele chegaria em 2010, e não 2011, como confirmado pelo executivo). Kakinoff disse que “ele chegará logo depois de sua apresentação na Europa, no fim de 2010. O A1 será o carro de entrada da marca no país, com preço abaixo do A3”. Apenas como base, o A3 mais barato à venda hoje custa R$ 96 088 na versão 1.6 mecânica.

Em abril chegará ao nosso país o utilitário esportivo Q5, que ocupará um segmento abaixo do Q7 e concorrerá com o BMW X3. O recém-empossado presidente da Audi Brasil também declarou que a marca disponibilizará no mercado as versões esportivas de seus modelos, conhecidas como as linhas R e RS. Para este semestre a empresa confirmou o TTS com motor 2.0 turbo que, na Europa, rende 272 cv. Na segunda metade do ano as lojas da marca passam a receber o S3, que conta com o mesmo propulsor, porém com 264 cv.

Kakinoff, que coordenou a re-estruturação da rede de concessionários da Volkswagen do Brasil entre 2000 e 2001, citou que a Audi pretende aumentar o número de 17 lojas oficiais abrindo novos pontos de venda nas principais capitais do país com o grupo de lojistas que já trabalham com a marca. Entre 2009 e 2011, a Audi investirá R$ 100 milhões em campanhas de marketing para divulgar seus produtos no Brasil.

Fonte: Terra Carro Online