Kia apresenta o híbrido Ray em Chicago


Conceito exibe tecnologias da empresa em formas alternativas de propulsão

César Tizo

A sul-coreana Kia revelou nesta semana o conceito híbrido Ray, modelo que também tem a função de apresentar as últimas inovações da marca em termos de propulsão alternativa.

O Ray, que também pode ser carregado em uma tomada convencional graças à tecnologia plug-in, é movido por um propulsor 1.4 construído em alumínio com injeção direta de gasolina e 153 cv de potência. Ele trabalha em conjunto com um bloco elétrico de 78 kW (104 cv). Ambos são gerenciados por uma transmissão continuamente variável, sendo que dependendo das condições de dirigibilidades a força pode ser enviada somente do bloco a combustão, ou dos dois conjuntamente. De acordo com a Kia, o Ray conta com tração dianteira e suspensão independente nas quatro rodas.

Um aparato tecnológico interessante é o sistema “cool car”, ou “carro fresco” em uma tradução livre. Por meio de películas nano laminadas, grande parte dos raios solares é bloqueada, mantendo a temperatura do habitáculo do veículo mais amena e reduzindo o funcionamento do ar-condicionado. Além disso, algumas partes do interior do veículo contam com material reciclado que também foram elaborados com características de repelir o calor.

Assim como o Forte Hybid, cee’d Hybrid, o Borrego Fuel Cell Electric Vehicle (FCEV) e o Sorento biturbo diesel, o Ray se enquadra na nova submarca da Kia, a EcoDynamics, responsável pelos modelos que apresentam redução considerável no nível de emissões. De acordo com a Kia, o Ray tem autonomia para 80 quilômetros rodando somente com eletricidade, enquanto o motor a combustão alcança consumo médio de 85,9 km/l. Os dois propulsores conferem ao protótipo uma autonomia de 1.200 quilômetros.

Imagens divulgação

Fonte: Terra Carro Online