Kia celebra inauguração de fábrica de US$ 1 bilhão nos Estados Unidos

Nova fábrica da KIA nos EUA
Unidade fabril é capaz de produzir 300 mil carros por ano.
Novo Sorento iniciou produção em novembro de 2009.

Do G1, em São Paulo

A cerimônia de inauguração da primeira fábrica de automóveis da Kia nos Estados Unidos, em West Point (Geórgia), foi feita nesta segunda-feira (1º). A unidade tem capacidade para produzir 300 mil carros por ano, que serão voltados para o mercado norte-americano e para exportação. Estiveram presentes no evento os funcionários da Kia Motors Manufacturing Georgia (KMMG), executivos do grupo Hyundai-Kia e autoridades do país.

A produção do novo Kia Sorento 2011 CUV começou no dia 16 de novembro de 2009, com o produto oficialmente à venda nos Estados Unidos em janeiro de 2010. Com 7.398 unidades comercializadas em seu primeiro mês, o Sorento 2011 foi o veículo de melhor venda da Kia em janeiro.

“A Kia está orgulhosa em chamar West Point, na Georgia, de ‘casa’. Esperamos ter muitos anos de crescimento juntos”, disse o presidente e CEO da KMMG e da Kia Motors América (KMA), Byung-Mo Ahn. “Com o êxito do lançamento do Kia Sorento 2011 CUV e a criação de nossa primeira fábrica nos Estados Unidos, a marca Kia está bem posicionada para crescer mais e se tornar líder mundial em qualidade e inovação”, acrescentou.

Com investimento de US$ 1 bilhão, a planta da Kia Motors Corporation tem 204 mil m². De acordo com a empresa, a KMMG possui quatro estabelecimentos principais: estamparia, soldagem, pintura e montagem. O espaço inclui ainda oficina de transmissão, oficina de módulo e uma pista de teste de duas milhas, onde cada veículo produzido pela KMMG será testado exaustivamente.

A estampadora oferece 5.400 toneladas de pressão e um sistema de carregamento automático do painel, o estabelecimento de soldagem totalmente automatizado possui 242 robôs e a pintura usa revestimentos ecológicos e solúveis em água. A fábrica também possui um sistema de transporte ferroviário dentro do recinto para facilitar o transporte de peças e veículos acabados.

A KMMG emprega atualmente mais de 1,2 mil trabalhadores na equipe e deverá dobrar esse número até o final do ano, enquanto os fornecedores locais e das proximidades irão criar até 7,5 mil postos de trabalho adicionais na região.

Fonte: G1 Globo Online