Kia responde ao Sync da Ford com o UVO


A Kia Motors America respondeu rápido às novidades da Ford na área de eletrônica embarcada prometidas para 2011 na linha Lincoln e 2012 com o Focus e o Edge. A montadora coreana apresentou este semana o UVO, um sistema inovador de comunicação e entretenimento desenvolvido em parceria com a Microsoft que estará disponível em alguns veículos da marca nos Estados Unidos.

O fabricante informa que se trata de uma solução fácil que permite ao motorista e aos passageiros atender e fazer chamadas de telefone, receber e responder mensagens de texto SMS e acessar música de várias fontes de mídia.

A Kia e a Microsoft desenvolveram o UVO para permitir um novo nível de reconhecimento de voz. Os usuários serão capazes de acessar conteúdo de mídia e se conectar com as pessoas por meio de comandos de voz simples e rápidos, sem ter que navegar por menus. Por ser um sistema interativo, o UVO responde a perguntas como “O que está tocando?” e dá as respostas oralmente, ajudando a manter os olhos do condutor focados na estrada.

Uma tela colorida de 4,3 polegadas fornece informações detalhadas sobre conteúdos multimídia, agenda telefônica e informações do veículo. A tela também funciona como uma câmera de visualização traseira quando se usa a marcha à ré. Além disso, o sistema integra uma grande variedade de telefones celulares, tocadores de música e outros dispositivos.

“O UVO ajuda motoristas e passageiros a usar a tecnologia de forma segura e fácil para criar experiências personalizadas de comunicação e entretenimento”, diz Michael Sprague, vice-presidente de marketing da Kia Motors America.

“Estamos muito animados com a abordagem personalizada que a Kia está trazendo para seus veículos”, diz Kevin Dallas, gerente geral da Microsoft Windows Embedded. Baseado nessa plataforma, o UVO pode ser atualizado com novos dispositivos introduzidos no mercado.

O UVO, que vai estrear no novo Kia Sorento e será estendido aos veículos da marca, está sendo mostrado pela primeira vez na International Consumer Electronics Show, em Las Vegas, entre 7 e 10 de janeiro, nos estandes, da Kia Motors e da Microsoft.

Fonte: Automotive Business