Kombi completa 60 anos de história

A primeira e a geração atual da perua Kombi
Perua mais popular do mundo teve mais de 10 milhões de unidades fabricadas

Da redação

Faz 60 anos que a primeira Kombi foi fabricada na Alemanha para se transformar em um ícone de perua popular. De transporte de carga a lanchonete ambulante, o carro teve mil e uma utilidades ao redor do mundo. No Brasil, a Kombi foi o primeiro carro que a Volkswagen fabricou no Brasil, em 1957, antes mesmo do Fusca, que veio em 1959. Por aqui, a “velha senhora”, como é carinhosamente apelidada, continua sendo fabricada.

O modelo que estreou na Europa, em 1950, tinha motor 1.1, de quatro cilindros, movido a gasolina e refrigerado a ar. Tinha apenas 25 cavalos e alcançava 98 km/h, segundo a fabricante. Para substituí-la, a marca alemã vende atualmente no mercado europeu a Transporter, equipada commotor 2.0 turboidiesel, de 180 cavalos e atinge 190 km/h e que recebe a série especial “Califórnia”.

A própria Volkswagen fez uma descrição sobre a importância da Kombi: “ao longo dos anos, a Kombi fez vários viagens ao redor do mundo de milhares de pessoas, além de ter sido a opção de transporte favorita das bandas de rock desde os anos 60 até os dias atuais. Atendeu desde grandes frotas de empresas até pequenas escolas que precisavam transportar crianças”.

Fonte: Auto Esporte