Lançamentos fazem as vendas da Nissan deslanchar

Carlos Franco

A Nissan fechou o primeiro semestre deste ano com 9.770 unidades comercializadas no País. Foi o melhor desempenho entre as montadoras japonesas e o melhor resultado da empresa no Brasil desde o início de suas operações, em 2001. Até o final do ano, a meta é atingir 18 mil unidades vendidas.

Em 2007 a Nissan totalizou 11.883 unidades comercializadas, o dobro em relação ao ano anterior, impulsionada principalmente pelos três lançamentos: Nissan Sentra, Nissan Tiida e Nova Nissan Frontier. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a indústria automobilística brasileira encerrou 2007 com 2,46 milhões de unidades vendidas.

Esse desempenho estimulou os planos da Nissan para o Brasil, que incluem sua maior campanha de marketing, assinada pela Lew LaraTBWA e um investimento de US$ 150 milhões na região do Mercosul até o próximo ano, e contemplam novos lançamentos. Segundo Arison Souza, diretor de marketing da Nissan, a campanha será um importante passo para aumentar a notoriedade da empresa no Brasil. “O lançamento nos ajudará a ampliar o desejo pela marca, que já tem uma forte atuação global”, disse.

O mote da campanha “Fuja do Padrão” busca situações inusitadas para que os consumidores desfilem com os carrões da marca. As primeiras peças mostram o portfólio da marca, evidenciando a forma e a robustez dos veículos.

O primeiro comercial, por exemplo, mostra um carro rodando incessantemente em cima de um disco de vinil e, na seqüência, aparecem outros veículos iguais girando automaticamente sobre discos, fazendo alusão à mesmice do segmento de autos. Ao final, os produtos Nissan fazem manobras em velocidade ao som de uma música dançante, até a entrada do slogan “Fuja do Padrão”, no mesmo momento em que o esportivo Nissan 350Z estaciona com uma derrapada. Com um conceito diferenciado da maioria dos anúncios de automóveis que utilizam belas paisagens, as peças desenvolvidas pela agência trazem uma linguagem visual inédita, em que os carros da Nissan posam diante de um fundo preto e branco. “Vamos alinhar a comunicação de varejo e produto, de forma que possamos trabalhar o institucional e as marcas de forma integrada”, disse Márcio Oliveira, vice-presidente de Operações da Lew LaraTBWA.

Os três novos modelos introduzidos no mercado brasileiro ampliaram muito a participação da Nissan no segmento de carros de passeio, em que a montadora cresceu mais de 700% em relação a 2006. O Nissan Sentra foi o grande destaque e responsável por mais de 44% das vendas totais da marca no ano passado, sendo que 65% desses veículos foram modelos com câmbio automático Xtronic CVT. A montadora tem 66 concessionárias em 26 estados.

Fonte: Diário do Comércio