GM mostra 8ª geração do Chevrolet Corvette, só automático e com motor central

A General Motors apresentou na noite desta quinta-feira (18) a oitava geração do esportivo Chevrolet Corvette, ano-modelo 2020. A principal novidade é a mudança no posicionamento do motor — agora, como na maioria dos superesportivos, o V8 é central, posicionado atrás da cabine (e visível através de uma janela de vidro).

O motorzão é um 6.2 aspirado, capaz de entregar 502 cavalos de potência e 65 kgfm de torque. A GM não apresentou os dados de performance, mas o novo Corvette deve partir da imobilidade e chegar aos 100 km/h em menos de 3 segundos. O gerenciamento do motor fica a cargo de uma transmissão de dupla embreagem com oito velocidades — não há mais opção de transmissão manual.

Chevrolet Corvette 2020
Chevrolet Corvette 2020
Chevrolet Corvette 2020
Chevrolet Corvette 2020
Chevrolet Corvette 2020
Chevrolet Corvette 2020
Chevrolet Corvette 2020

Também não está definido o preço, mas a cúpula da GM fala em uma configuração de entrada partido de menos de US$ 60 mil. A sétima geração do Corvette, ainda oferecida no site da montadora, parte de US$ 55.900 na versão Stingray, mas com o câmbio manual agora abandonado.

No entanto, vários itens mais sofisticados — suspensão ajustável, spoiler traseiro, diferencial eletrônico, freios superdimensionados, pneus especiais, amortecedores magnéticos — só estarão disponíveis a partir da segunda versão (inicialmente serão três), o que sugere um dramático aumento de preço entre a de entrada e esta.

Numa tentativa de manter os valores dentro do razoável para o entusiasta americano, a GM construiu o C8 (apelido desta geração) em alumínio, com apenas algumas partes em fibra de carbono — que é o material dos supercarros. O peso do carro ficou em 1.525 kg.

VÍDEO OFICIAL DO NOVO CORVETTE (SEM EDIÇÃO):

A migração do motor da dianteira para o centro empurrou o cockpit para a frente, em 42 centímetros. O espaço na dianteira permitiu a criação de um pequeno porta-malas, que — como é típico nessa categoria de veículos — poderá levar algumas bolsas ou uma mala de bordo.

A cabine do novo Corvette traz um cockpit projetado para que o motorista se sinta 100% no comando (afinal, este é um carro para ser desfrutado sozinho), com os instrumentos e comandos posicionados para melhorar a visibilidade. O painel é 100% digital e há uma tela tátil de 12 polegadas.

Como se trata de um supercarro, não há sistemas de condução autônoma. A coisa mais parecida com isso é um dispositivo que dá uma levantadinha na frente do Corvette, para evitar (dolorosas) raspadas na parte inferior. Ele recebe dados de GPS e pode ser programado para atuar em determinados locais — na entrada da garagem, por exemplo.

A fabricação do Corvette 2020 começa no final deste ano, na unidade de Bowling Green, no Kentucky. Mais informações devem ser divulgadas ao longo das próximas semanas. E não duvide que o presidente Donald Trump tente faturar em cima do lançamento desse carro tão americano.

Imagens: divulgação

O post GM mostra 8ª geração do Chevrolet Corvette, só automático e com motor central apareceu primeiro em Carsale.