Irmão do Uno, Fiat Panda ganha versão híbrida com motor 1.0 Firefly

Irmão do uno, novo Fiat Panda provavelmente será o híbrido mais barato do mercado europeu Divulgação/Fiat

A Fiat anunciou em novembro de 2019 que deixará o segmento dos subcompactos na Europa devido ao endurecimento das legislações ambientais e de segurança.

Enquanto essa saída não ocorre de fato e buscando escapar dessa rigidez legislativa, a marca italiana apresentou uma versão híbrida do Panda, irmão do nosso Uno e um dos principais representantes do segmento no velho continente.

Modelo será equipado com motor 1.0 de 70 cavalos Divulgação/Fiat

Diferente da versão a combustão, que é equipada com motor 1.2 Fire de quatro cilindros, o Panda Hybrid usa o 1.0, de 3 cilindros Firefly (sim, praticamente o mesmo dos Uno, Mobi e Argo brasileiros).

Em versão a gasolina, o motor é capaz de gerar 70 cv de potência e 9,38 mkgf de torque a 3.500 rpm. O câmbio é manual de 6 velocidades, que foi otimizado na versão híbrida para ajudar na redução de consumo.

Carro híbrido manual está longe de ser algo comum, mas é possível com a instalação de um pequeno motor elétrico entre o motor a combustão e o câmbio.

No Panda, este motor elétrico funciona em um sistema 12V alimentado por uma bateria de lítio. Com esse sistema híbrido parcial auxiliando o motor 1.0, há redução na emissão de gases poluentes em até 30%, no caso da versão aventureira.

Interior terá plástico reciclado retirado do mar e da terra Divulgação/Fiat

A preocupação com a sustentabilidade não se restringe apenas a parte mecânica do carro.

O interior do novo Panda tem revestimento em plástico reciclado, sendo 90% do material retirado da terra e os outros 10% do mar.

O preço do compacto ainda não foi revelado pela Fiat, mas espera-se que seja o carro híbrido mais barato do mercado europeu.