Volvo XC90 vai abandonar motores diesel em sua terceira geração

Volvo XC90 vai abandonar motores diesel em sua terceira geração

O Volvo S60 de segunda geração é apenas o primeiro modelo da fabricante sueca que não dispõe de qualquer configuração com motorização turbodiesel em sua gama. Ao que tudo indica, a próxima vítima será a nova geração do Volvo XC90. O novo SUV topo de linha da fabricante sueca vai abandonar as versões com motores a diesel para dar uma prioridade ainda maior para os modelos com motorização elétrica ou híbrida.

Durante uma entrevista ao portal britânico AutoExpress durante o evento de apresentação do novo S60, o CEO da Volvo, Håkan Samuelsson, afirmou que a empresa precisa e já está mudando seu foco. “Temos que estabelecer prioridades – não podemos fazer tudo. Então, se quisermos ser mais rápidos em eletrificação, não podemos dizer sim a tudo. É por isso que o S60 não tem versões a diesel e não estamos planejando oferecer variantes a diesel para nenhum outro carro novo. O XC90 seguirá isso”.

Por conta disso, a nova geração do Volvo XC90 será construída a partir de uma nova versão da plataforma SPA (Scalable Product Architecture), a SPA2, para suportar motores elétricos ou conjuntos híbridos – indo na contramão de fabricantes rivais, que têm uma estratégia com duas plataformas, uma para veículos elétricos e outra para híbridos.

Volvo XC90 vai abandonar motores diesel em sua terceira geração

Espera-se que a nova geração do Volvo XC90 seja lançada mundialmente em 2021 e comece a ser vendida um ano depois. Porém, antes disso, a atual geração do SUV da marca sueca passará por um facelift, esperado para o ano que vem. Isso mostra que a Volvo já trabalha para que a “vida” das gerações de seus modelos seja mais curta, tendo em vista que o Volvo XC90 de primeira geração chegou ao mercado em 2002 e foi descontinuado somente 12 anos depois para dar lugar à segunda versão.

A Volvo espera que 50% de seus carros comercializados sejam totalmente elétricos a partir de 2025.

[Fonte: AutoExpress]

© Noticias Automotivas. A notícia Volvo XC90 vai abandonar motores diesel em sua terceira geração é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.