Leaf completa 5 anos com a marca de 200 mil unidades produzidas

 Modelo 100% elétrico é o mais vendido no mundo desse tipo, de acordo com a Nissan. Hatch será fabricado no Brasil
Por Alessandro Reis
A Nissan anunciou, cinco anos após lançar o Leaf, que vai entregar em janeiro de 2016 a unidade de número 200 mil do hatch 100% elétrico. De acordo com a montadora japonesa, o modelo é o automóvel movido exclusivamente a eletricidade mais vendido do mundo. 90% das vendas estão concentrados nos Estados Unidos mais de 90 mil unidades, Japão 50 mil e Europa 40 mil.
A linha 2016 do Leaf acabou de ser lançada nos EUA, ganhando nova bateria nas versões mais caras que, de acordo com a fabricante, aumentou a autonomia com uma carga completa em mais de 20%, chegando a cerca de 170 km. O motor elétrico rende 107 cv de potência e 25,8 kgfm de torque.
Modelo começa a ser vendido a pessoas físicas no Brasil em 2016
Atualmente, o Leaf é vendido no Brasil de forma restrita a empresas e frotistas. Depois de o governo federal isentar automóveis elétricos e movidos a hidrogênio da alíquota de 35% do Imposto de Importação, a Nissan anunciou o início das vendas oficiais do modelo a pessoas físicas no país a partir de 2016.
A montadora também adiantou que o modelo será fabricado na planta de Resende, no Rio de Janeiro, por volta de 2017, inicialmente em regime CKD, no qual os componentes são importados e apenas a montagem é feita localmente. Até 2020, o modelo será totalmente nacionalizado.
Há um projeto no Senado que prevê isenção de IPI Imposto sobre Produtos Industrializados para veículos elétricos e híbridos a etanol, desde que sejam produzidos localmente.
Fonte: Auto Estrada