Leasing é o mais usado na compra de veículos

TATIANA RESENDE
da Folha de S.Paulo

Com a indústria automobilística comemorando sucessivos recordes, o leasing passou a ser a modalidade de pagamento mais usada na compra de veículos. No acumulado do primeiro trimestre do ano, essa foi a opção de 35% dos clientes, considerando consumidores e empresas. No mesmo período de 2007, eram 21%, e, no acumulado do ano passado, 30%
Os números são da Anef (Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras), que compilou os dados de todo o setor bancário.

Um dos motivos desse crescimento é a migração do financiamento por meio de CDC (Crédito Direto ao Consumidor), que se tornou menos atrativo neste ano com o aumento da alíquota de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

Essa modalidade, que foi a escolhida em 43% das vendas no primeiro trimestre do ano passado, caiu para 31%. As compras à vista se mantiveram no mesmo patamar, passando de 31% para 30%.

De acordo com a Abel (Associação Brasileira das Empresas de Leasing), 86,1% dos bens arrendados eram veículos em fevereiro, último dado disponível, seguido de longe por máquinas e equipamentos (10,5%). No mesmo mês do ano passado, eram 80,4% e 15,7%, respectivamente.

Os dados da Anef mostram ainda que a participação do leasing para pessoas físicas também vem crescendo. Em 2007, representavam 42,8% da carteira da modalidade, número que subiu para 47,4% nos primeiros três meses deste ano.

Na opinião de Luiz Montenegro, presidente da associação, se as condições de mercado forem mantidas, a tendência é que as operações de leasing cresçam ainda mais ao longo do ano. Por considerar as duas operações semelhantes, o executivo aconselha o consumidor a observar o valor das parcelas e o CET (Custo Efetivo Total) para fazer a melhor escolha.

Considerando apenas a aquisição de veículos por pessoas físicas, as carteiras de financiamento (CDC) e o leasing somaram ao final de março R$ 120 bilhões, com um crescimento de 43,9% em relação ao mesmo período em 2007. Desse total, o CDC respondeu por R$ 83,7 bilhões -alta de 24,9%- e o leasing ficou com R$ 36,3 bilhões, com expansão de 121,3%. Com o salto, passou a responder por 30,2% do saldo total das carteiras no final do trimestre, contra 19,7% em março de 2007.

Sérgio Reze, presidente da Fenabrave (federação das concessionárias), afirma que todas as opções são apresentadas aos consumidores, pois o objetivo “é não perder o negócio”, mas revela que há clientes que não escolhem o leasing apenas porque o veículo fica no nome da empresa durante a operação.

No comparativo com o primeiro trimestre de 2007, os recursos liberados pelo Sistema Financeiro Nacional para financiamento de veículos tiveram uma pequena queda (1,65%), passando para R$ 14,65 bilhões, também reflexo da migração para o leasing.

Na análise do prazo de pagamento, a média foi de 42 meses, contra 39 meses no período anterior. Os planos máximos continuaram em 72 meses.

Fonte: Folha online