Carteira Digital de Trânsito ganha novas funcionalidades; confira

Carteira Digital de Trânsito ganha novas funcionalidades; confira

O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) anunciou algumas novidades para a Carteira Digital de Trânsito (CDT), também conhecida como CNH Digital. A partir de agora, o aplicativo irá alertar o condutor quando o documento estiver próximo do vencimento.

Além disso, o usuário será alertado quando houver convocação de recall e também passará a visualizar as suas infrações de trânsito, explica o Denatran. Todas essas novidades serão apresentadas nesta segunda-feira (18) durante a edição 2019 do Salão Duas Rodas, em São Paulo.

O anúncio será feito por Marcello da Costa, secretário Nacional de Transportes Terrestres, Caio Paes de Andrade, presidente do Serpro e Jerry Dias, do Departamento Nacional de Trânsito.

Carteira Digital de Trânsito ganha novas funcionalidades; confira

Até o momento não se sabe qual o dia que as novas funcionalidades estarão ativadas. Se atenderá apenas um sistema operacional primeiro ou ambos de uma vez (Android e iOS, da Apple).

A Carteira Digital de Trânsito serve como uma CNH digital. Ela reúne informações presentes no documento de papel. O aplicativo também possui registros do documento do veículo (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – CRLV).

O motorista que fez a ativação, pode trafegar normalmente só com as informações presentes no aplicativo. Portanto, nesse caso, não há a necessidade de dirigir com a CNH física, uma vez que os dados no app têm o mesmo valor legal do documento de papel.

Carteira Digital de Trânsito ganha novas funcionalidades; confira

Os dados podem ser consultados mesmo sem conexão de internet. Os documentos também podem ficar offline, permitindo o acesso sem dificuldades durante uma blitz, por exemplo.

O aplicativo Carteira Digital de Trânsito foi criado pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) e atende todos os estados brasileiros e mais o Distrito Federal. O mesmo está disponível gratuitamente para sistemas Android e iOS. Qualquer brasileiro que possua Carteira Nacional de Habilitação pode usufruir dessa ferramenta. Mais informações estão disponíveis no site oficial do Serpro.

© Noticias Automotivas. A notícia Carteira Digital de Trânsito ganha novas funcionalidades; confira é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.