Levis Motorcycles ressurge com moto Café Racer V6

Levis Motorcycles - Café Racer V6 (Foto: divulgação)

 

A última vez que Levis produziu uma moto foi em 1938, três anos antes fechar as portas de sua fábrica. Agora, oitenta anos depois, a marca britânica anuncia que irá lançar uma motocicleta estilo café racer, com motor V6, que havia sido projetado para um carro! Como era de se esperar, a moto atual traz um visual muito mais imponente e inovador do que antes, e tudo para que essa bela máquina pudesse estampar novamente o logotipo da icônica marca inglesa. Contudo, a Café Racer V6 2018, como está sendo chamado o protótipo até o momento, só tem previsão de lançamento para 2020.

 

Os desenvolvedores do projeto escolheram uma motorização com arquitetura modular que permitisse optar por propulsores V2, V4, V6 ou até um V8 para equipá-la. Mas quando a moto foi montada, em julho de 2017, os engenheiros escolheram um V6 de 1.200 cc longitudinal, refrigerado a líquido capaz de produzir 120 cv e 12,2 kgfm. O câmbio de seis velocidades tem sexta marcha no estilo overdrive, que deverá privilegiar o consumo quando em velocidade de cruzeiro.

Levis Motorcycles - Café Racer V6 (Foto: divulgação)

 

O quadro foi construído com tubos de aço inox, enquanto a suspensão dianteira é do tipo Hossack (estrutura com articulação vertical e de direção semelhante às encontradas até em alguns carros de corrida). Já a suspensão traseira é do tipo monoamortecida. Ambos os amortecedores são ajustáveis e sob medida, fabricados especialmente para a motocicleta.

Levis Motorcycles - Café Racer V6 (Foto: divulgação)

 

Além da estrutura principal, a Levis fabrica também outros elementos como o garfo, o farol, o guidão, os controles manuais, os discos de freios, as caixas de engrenagens e as rodas (usinadas a partir de blocos sólidos de alumínio). E a montadora não para por aí. Em setembro, junto com a Café Racer também será apresentada uma Ultra Roadster no evento “Goodwood Revival”, no Reino Unido. E já existe uma expectativa de que na ocasião seja apresentada a versão definitiva da Café Racer.

Levis Motorcycles - Café Racer V6 (Foto: divulgação)

 

Ao todo, serão cinco motocicletas V6 no lineup da Levis, entre elas duas esportivas. E só então chegará a vez de criar uma duas rodas equipada com um motor V10 de 2.000 cc. Contudo, o plano da montadora é lançar todos os modelos só mesmo em 2020, ano em que se comemora o aniversário de 100 anos da vitória da Levis em Isle of Man em 1920. Segundo a montadora, o certo até agora é que quando chegar ao mercado, a Café Racer V6 irá custar 102 mil libras, algo como R$ 498 mil, sem os impostos.

Levis Motorcycles - Café Racer V6 (Foto: divulgação)

 

História
As motos Levis foram líderes de mercado enquanto permaneceram em linha durante os anos de 1911 e 1941. Primeiro, as inglesas fabricada pela Butterfields eram fabricadas apenas com motores dois tempos. Mas, a partir de 1928 já começava a sair da linha de produção britânica os primeiros modelos com propulsores de quatro tempos.

Levis Motorcycle história (Foto: divulgação)

 

As motocicletas caíram no gosto popular por serem leves e fáceis de manejar. Ainda assim, tinham motor grande e forte o suficiente para levar um passageiro. Além disso, eram equipamentos confiáveis e relativamente de baixa manutenção e fáceis o bastante para qualquer novato operar.

Ao longo da história, a Levis construiu máquinas monocilíndricas de tricilíndricas, de esportivas a off-roads, que chegaram a emoldurar motores de 598 cc. Como a motocross pilotada pelo lendário piloto Bob Foster, que ganhou fama depois de vencer muitas provas com a seiscentas de dois tempos da marca inglesa. Mas a crise causada pelos anos de Segunda Guerra Mundial obrigou a fabricante a fechar as suas portas

Em 2016, o empresário e inventor Phil Bevan a idéia de reinventar uma Levis a partir do zero. Seria uma moto equipada com um motor V10 de 2 litros, que havia sido desenvolvido para o carro Connaught Type D GT, em 2004. E então o empreendedor incunbiu o designer Steve Kirk para a missão. Inicialmente, o plano era fazer apenas um protótipo. Mas, depois de revelar o design para os amigos, o interesse e o entusiasmo foram tamanhos que Bevan decidiu colocar o projeto na linha de produção. E assim a marca Levis renasceu.

Levis Motorcycle história (Foto: divulgação)