Lexus é marca com menos problemas, diz pesquisa da J.D. Power


Ranking organiza montadoras de acordo com qualidade

Da Redação

A Lexus, que chegará ao Brasil, ocupou o posto de marca com menor ocorrência de defeitos

Um questionário de 228 perguntas foi respondido, de fevereiro a maio deste ano, por consumidores dos EUA que haviam comprado veículos nos últimos três meses. A intenção? Descobrir quais seriam as marcas de mais qualidade. O ranking apresenta como vencedora, mais uma vez, a Lexus, que teve média de 73 problemas a cada 100 exemplares analisados – o mesmo índice de 2011 e o menor registrado entre todas as montadoras presentes no mercado americano. Também merecem destaque a ascensão da Jaguar, da Porsche e da Cadillac, que apresentaram menos queixas em relação ao ano passado. O modelo que impressionou foi o Porsche 911, com apenas 44 problemas em 100 modelos. É a melhor pontuação desde a reformulação da pesquisa, em 2006.

A média de aumento na qualidade das marcas foi de 5%, de acordo com a J.D.Power, organizadora do levantamento. No entanto, Mini, Chrysler, Mercedes-Benz, Ford e Subaru decepcionaram e ficaram abaixo desse índice. O estudo constatou que o maior problema manifestado pelos carros, responsável pela derrocada de marcas renomadas, foi o sistema de acionamento de comandos por voz. O mecanismo, frequentemente, falha. No caso da Ford, a queixa foi em relação à transmissão e ao sistema MyFord Touch, considerado de difícil manuseio. A marca garante já ter consertado os defeitos dos equipamentos, mas não a tempo de recuperar a pontuação no ranking. Áudio, entretenimento e telas de navegação foram também alguns dos motivos de queda da Mazda, GM, Nissan e Chevrolet. Os problemas nesses itens cresceram 8% em relação a 2011.

Suzuki, Infiniti, RAM, Toyota,Dodge,BMW eJ eep fizeram bonito e diminuíram o número de problemas em relação a 2011. Lá embaixo, a Fiat e a Smart amargaram a lanterna, com 151 defeitos a cada 100 modelos, nos primeiros 90 dias após a venda. A Volkswagen desapontou e também caiu na tabela: diante disso, promete melhorar o desempenho em 10% no que vem. A GM foi a única montadora com sede em Detroit (EUA) a reduzir o número de problemas nos carros, quando comparado à tabela anterior. Alcançou a melhor pontuação desde a primeira vez que o estudo foi realizado, há 26 anos.

Top 10 (Problemas a cada 100 veículos analisados)
1.Lexus – 73
2.Jaguar – 75
3.Porsche – 75
4.Cadillac – 80
5.Honda – 83
6.Acura – 84
7.Infiniti – 84
8.Toyota – 88
9.Mercedes-Benz – 96
10.BMW – 97

Fonte: Auto Esporte