Locadoras de veículos faturaram R$ 5,1 bi

                                              Estudo revela que o setor cresceu 17% no ano de 2010.

O faturamento na locação de veículos atingiu R$ 5,1 bilhões em 2010, alta de 17% na comparação com o ano anterior. A revelação é da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), que apresentou na manhã desta terça-feira o anuário da entidade. “Temos crescido mais de 10% a cada ano nos últimos dez anos”, afirma Paulo Gaba Júnior, presidente do conselho nacional da Abla. “O setor só não cresceu mais por falta de financiamento”, diz Gaba, queixando-se da dificuldade com os bancos (em regra, as locadoras parcelam seus veículos em 24 vezes sem entrada).

Pela terceira vez seguida, as montadoras que mais venderam carros para o segmento de locação foram Volkswagen (29,53%), Fiat (27,91%) e GM (24,54%). A Ford deteve 2,49%, seguida pela Renault, com 2,48%. Gaba recorda ainda que as marcas de menor volume e também os importados estão ganhando participação no aluguel de veículos: “Há cinco anos, a locação de um sul-coreano era algo impensável. Hoje, a presença deles é comum.” Sobre o aluguel de chineses, ele reage com cautela: “O problema é o valor de revenda desses carros. Ainda não sei qual será o preço de mercado de um Chery ou JAC daqui a dois anos”, diz.

A participação das locadoras nas vendas do ano passado foi de 9,4%, pouco maior que os 9,02% de 2009. “Acreditamos que nossa participação vai crescer porque as grandes empresas vão terceirizar suas frotas com a gente”, conclui Gaba Júnior.

Fonte: Automotive Business