Loremo, o carro supereficiente, ganha nova aparência


Veículo alemão, que será lançado no ano que vem, custará R$ 38 mil na versão GT, atingirá 220 km/h e fará 37 km/l!

Texto: Gustavo Henrique Ruffo
Fotos: Divulgação

(25-07-08) – Em junho do ano passado, falamos a vocês pela primeira vez sobre o Loremo, um automóvel fantástico que, com 450 kg, consegue a proeza de precisar de apenas um litro de diesel para andar 66,7 km! Mais do que isso, a versão mais forte do carro, um pouco mais gastona (37 km/l!), será capaz de atingir os 220 km/h de máxima e de acelerar de 0 a 100 km/h em 9 s. Para quem não gostava muito do estilo do carro, a empresa anunciou as mudanças que se vê nessas imagens.

Segundo a Loremo, mais do que estéticas, as mudanças visaram uma melhoria na aerodinâmica e um aumento de espaço interno para os passageiros. Para atender a este último quesito, o carro ficou mais alto e largo, algo que poderia comprometer o arrasto aerodinâmico, mas a Loremo afirma que ele não sofreu danos. O peso, de todo modo, deve ter se elevado.

Esteticamente, as mudanças mais significativas foram na dianteira e na linha do teto do Loremo, que agora cai de forma mais acentuada. As lanternas traseiras também ficaram maiores.

Fundamentalmente, o mesmo

Os conceitos fundamentais do carro, de todo modo, se mantiveram ilesos. O Loremo não tem portas, mas sim uma abertura frontal, que dá acesso à cabine. Quando é aberta, ela leva consigo o volante e os instrumentos do carro, dando livre acesso ao motorista, desde que ele não tenha problemas de mobilidade. Segundo a empresa, entrar no Loremo é como “entrar em uma banheira”. Curioso é que “banheira” é o único adjetivo que, em português, não se pode dar ao carro.

Esse aspecto tem o objetivo de diminuir o arrasto aerodinâmico e o silêncio no interior do veículo. Isso também beneficia a segurança, uma vez que a lateral do veículo é mais resistente do que se tivesse portas.

Os bancos são fixos, outra característica que é apontada como fundamental para a segurança, já que a estrutura de retenção é mais forte, e uma tendência no design do futuro, como mostra o FortuneSport Rt.S. O ajuste se limitará aos volantes e aos pedais do carro.

O motor, além de central, divide o habitáculo para a parte dianteira e traseira, ou seja, o motorista e o passageiro da frente ficam separados dos de trás pelo espaço onde se aloja o propulsor. Quem for atrás ficará de costas para o motorista, o que diminui o risco de lesões à coluna em batidas de frente.

Economia a toda prova

Para entender o que a economia de combustível do Loremo representa, basta dizer que seria suficiente um tanque cheio do carro, de 20 l de diesel, para ir de São Paulo a Blumenau, em Santa Catarina, e voltar sem ter de parar a não ser para descansar as pernas. Seriam 1.312 km de autonomia, uma marca três vezes melhor que a dos carros mais econômicos do mercado brasileiro e seis vezes mais interessante que a média dos veículos. A razão é simples: com um carro mais leve, é possível usar um motor menos potente para realizar o mesmo serviço.

O Loremo terá duas versões, a LS (Leve e Simples) e a GT. A primeira terá um motor turbodiesel de dois cilindros e meros 20 cv, com velocidade máxima de 160 km/h e 20 s para ir da imobilidade aos 100 km/h. Isso deve ser um inibidor de vendas, mesmo que ela tenha um consumo de 66,7 km/l de diesel. Carros com aceleração muito lenta podem ser perigosos em situações de ultrapassagem, por exemplo.

A GT, por sua vez, terá motor também turbodiesel, mas de três cilindros e com 49 cv, capaz de ir aos 100 km/h em 9 s e de uma máxima de 220 km/h! Com consumo um pouco maior, de 37 km/l, essa deve ser a versão preferida pelos compradores mais afeitos à esportividade, sem dispensar as vantagens de um consumo também excelente. Afinal, com os mesmo 20 l de diesel é possível ir de Curitiba, no Paraná, a Volta Redonda, no Rio de Janeiro, distância de 736 km, sem escalas!

E não pense você que o Loremo é um daqueles carrinhos urbanos com espaço para apenas duas pessoas.
Fonte: Webmotors