Lotus revela Exige S240 2010

 Lotus Exige S240
Versão de entrada do esportivo britânico tem motor 1.8 Toyota de 240 cv

Thiago Vinholes

Um dos esportivos mais conceituados do mundo está de cara nova. O Lotus Exige, que une desempenho com um preço não tão exorbitante, foi revelado pela marca inglesa na última semana em sua versão de entrada, a S240. As mudanças mais notáveis na linha 2010 do bólido são as partes frontais e traseira ligeiramente redesenhadas, além de receber entradas de ar mais acentuadas no spoiler dianteiro e o mesmo aerofólio da variante GT3, a mais apimentada da série.

Como todo carro esportivo inglês, a receita de potência elevada e baixo peso é o principal atributo do Exige para o alto desempenho. O motor 1.8 Toyota gera 240 cv e 23,5 kgfm de torque e fica responsável por impulsionar os meros 775 kg do veículo. Tais números dão ao Exige S240 uma excelente relação peso/potência de apenas 3,2 kg/cv. Segundo a Lotus, tal conjunto faz o modelo acelerar de 0 a 100 km/h em 4s1 e atingir a velocidade máxima de 241 km/h.

O novo Exige S240 também adota os novos sistema de arrancada (launch control) e controle de tração da Lotus. Tais itens, segundo a fabricante fundada por Colin Chapman, regula o funcionamento do motor e transmissão de força para as rodas traseira de maneira a encontrar a melhor relação para uma arrancada mais vigorosa e com aceleração crescente e uniforme, aproveitando ao máximo a melhor faixa de torque, disponível entre 1 500 rpm e 4 000 rpm.

Já disponível nos mercados europeu e norte-americano, o lançamento da Lotus é oferecido somente na versão com câmbio manual de 6 marchas. A lista de equipamentos inclui freios ABS, duplo airbag e sistema de áudio com CD-Player. O preço do Exige S240 em valores já convertidos e sem taxas de impostos é de cerca de R$ 117 000.

Fonte: Terra Carro Online