Lucro da Honda e da Mitsubishi sobe no fim de 2009


A Honda Motor e a Mitsubishi Motors anunciaram hoje uma melhora de seus resultados no terceiro trimestre fiscal (quarto trimestre no calendário), mas expressaram a visão de que o maior recall de veículos da história, anunciado pela concorrente Toyota, pode prejudicar a imagem das montadoras japonesas.

A Honda, segunda maior fabricante de veículos do país, informou que seu lucro líquido cresceu mais de seis vezes no trimestre de outubro a dezembro, para 134,63 bilhões de ienes (US$ 1,5 bilhão), em comparação com igual período de 2008. Os cortes de custos e a expansão das vendas em mercados asiáticos de crescimento elevado compensaram o vigor do iene.

O resultado também representa quase o dobro do lucro de 73,5 bilhões de ienes previsto pelos analistas. A Honda elevou sua previsão de lucro para o ano fiscal, que termina em março, de 155 bilhões para 265 bilhões de ienes.

No entanto, o vice-presidente executivo da companhia, Koichi Kondo, disse que está preocupado com a possibilidade de o recall da Toyota atingir a confiabilidade dos carros japoneses. “Como a Toyota é a líder, haverá algum impacto sobre a confiabilidade (percebida) dos carros japoneses”, disse em teleconferência para comentar o balanço. Embora ele tenha afirmado que é difícil dizer exatamente o que poderia acontecer, a situação precisa ser monitorada.

Já a Mitsubishi Motors, fabricante dos utilitários Outlander e Pajero, obteve lucro líquido de 10,7 bilhões de ienes no trimestre de outubro a dezembro. Em igual período de 2008, o grupo havia registrado prejuízo de 17,54 bilhões de ienes. A empresa elevou em 3% sua previsão para o volume de vendas para o ano que termina em março.

Seu executivo-chefe, Masao Ohmichi, também expressou pessimismo com relação à Toyota. “Como a Toyota é uma montadora simbólica (o recall) pode acabar estragando a imagem” de todas as montadoras japonesas, disse em entrevista para comentar os resultados. Ainda assim, ele não descarta a possibilidade de que outra fabricante do país atraia clientes da Toyota. As informações são da Dow Jones.

Fonte: Marcílio Souza, Agência Estado

Fonte: Automotive Business