Lucro da Volkswagen cai 74% no 1º trimestre

da Efe, em Frankfurt

A fabricante alemã de automóveis Volkswagen registrou no primeiro trimestre queda no lucro líquido, que ficou em 243 milhões de euros (US$ 316 milhões), 74% a menos que no mesmo período de 2008.

Em comunicado, a Volkswagen informou hoje que o faturamento caiu 11,2% entre janeiro e março, para 24 bilhões de euros (US$ 31,2 bilhões), frente ao montante conseguido nos três primeiros meses do ano passado.

As vendas do grupo Volkswagen caíram no mesmo período 10,7%, para 1,4 milhões de unidades.

A empresa informou que “a crise econômica e financeira internacional prejudicou consideravelmente a Volkswagen”. No entanto, os números superaram as expectativas de muitos especialistas e da própria companhia, que contemplava números vermelhos.

Na semana passada, a empresa anunciou que vendeu 1,39 milhão de veículos em todo o mundo no primeiro trimestre deste ano. O número é 11,4% menor que o registrado no mesmo período do ano passado, quando a maior montadora europeia vendeu 1,57 milhão de unidades.

Segundo a marca, os planos de incentivos à indústria em seus principais países consumidores –Alemanha, China e Brasil– foram os responsáveis pelo aumento de sua fatia de mercado.

Fonte: Folha Online