Lucros da Toyota caem 28%

A Toyota Motor Corporation registrou uma queda de 28% em seus lucros líquidos no primeiro trimestre destes ano, comparados ao mesmo período de 2007. No início deste ano, o grupo japonês superou as vendas da General Motors, ocupando o primeiro lugar em vendas de veículos em todo o mundo.
O mau resultado financeiro é atribuído a dificuldades cambiais relacionadas ao valor do yen (moeda japonesa) e a perdas financeiras. A previsão é que, este ano, a Toyota irá registrar a sua primeira queda nos lucros em sete anos.

O lucro obtido pela Toyota entre janeiro e março foi de cerca de R$ 5,1 bilhão. A Toyota está expandindo suas atividades de forma acelerada na China, Rússia e Oriente Médio. Para alguns analistas esta é uma forma de contrabalançar a desaceleração do mercado americano, o maior do mundo, tendência também notada na Europa e no Japão.

No Brasil, o grupo japonês adota uma política de extrema prudência, restringindo sua presença à linha Corolla, utilitários e picapes. A entrada da empresa no segmento de compactos é esperada mas, até o momento, não há anúncios sobre quando e onde instalará a nova fábrica, necessária para a expansão de suas atividades no país.

Fonte: Auto Estrada