Luxo avança no mercado chinês

O Guide do China’s Auto Market, de Automotive News, traz alguma luz sobre o comportamento do mercado chinês em 2007. Os SUVs foram os veículos que mais cresceram em vendas (50%), em mercado que comercializou 5,2 milhões de veículos de passageiros, 21% a mais do que em 2006. Os preços dos carros diminuíram 5,7% ao longo do ano passado em relação a 2006 e o governo insiste em dizer que a indústria local tem excesso de capacidade. Havia 200 modelos de veículos de passageiros à venda, com um amplo menu de marcas estrangeiras, domésticas e combinadas. Em 2008 o número subirá para 250, segundo a CSM Worldwide. A Volkswagen lidera o ranking (17,5%), através de duas joint ventures: a Shangai Volkswagen Automotive e a FAW-Volkswagen Automotive. A General Motors vem em segundo, com 10,1% das vendas. As vendas de microcarros somaram 329 mil unidades; subcompactos, 1,3 milhão; compactos, 1,9 milhão; médios, 947 mil; de luxo, 209 mil; SUV, 357 mil; veículos pequenos multiuso, 59 mil; veículos multiuso, 173 mil. Uma das tendências em andamento é a consolidação entre fabricantes de veículos de propriedade do estado. Em dezembro a Shanghai adquiriu a Nanjing. As marcas chinesas (2,3%) e japonesas (1,1%) avançaram em 2007, enquanto os coreanos perderam participação (menos 3,1%). A Toyota cresceu 60% em relação a 2006, enquanto a Hyundai caiu 16,5% (8 de maio).
Fonte: Automotive Business