Maior montadora da China compra rival

A Saic, maior fabricante de automóveis da China, comprou hoje os setores de montagem e autopeças da sua rival NAC, criando uma gigante que pretende competir com os grandes produtores estrangeiros.

Pelo acordo, a Shanghai Automotive Industry Corporation (Saic) cede 320 milhões de ações (4,88% do total) e mais US$ 286 milhões à Nanjing Auto Corporation (NAC), segundo o comunicado conjunto das duas empresas.

O contrato foi assinado no Grande Palácio do Povo de Pequim, o que mostra a importância que o governo chinês dá à sua indústria automobilística. A Saic tem 17,44% do mercado de automóveis chineses. A NAC, a fabricante mais antiga do país, forma uma empresa mista com a Fiat e detém os direitos sobre a marca MG Rover desde 2005.

“As duas partes se complementarão entre si e compartilharão seus recursos em termos de financiamento, pesquisa e desenvolvimento, publicidade, fabricação e resultados”, diz o comunicado.

Volkswagen e General Motors lideraram o ranking de vendas domésticas na primeira metade do ano, com 441.584 unidades (14% do mercado nacional).

Fonte: Webtranspo