Home Notícias Maserati fecha parceria com a Airbus

Maserati fecha parceria com a Airbus

Acordo dá ao Grupo Fiat acesso à tecnologia de aviões, jatos e foguetes.

Fotos: Divulgação

 A Maserati e a Airbus anunciam parceria que dá acesso à tecnologia aeronáutica avançada para o grupo Fiat. Detalhes específicos não foram revelados, mas a tecnologia que a Maserati planeja usar mediante licença da Airbus é focada em materiais de baixo peso. Tudo foi estudado e desenvolvido pelo Grupo Airbus de Inovações.

“Compartilhando tecnologias, a Maserati pode se beneficiar de aplicações desenvolvidas pelo Grupo Airbus, como aviões, jatos, helicópteros e foguetes” explicou o CEO da Maserati, Harald Wester, logo após a assinatura da parceria.

O primeiro Maserati a incorporar a tecnologia da Airbus será, provavelmente, a versão de produção do conceito Alfieri que foi revelado em Genebra Suíça este ano. Feito para rivalizar com Porsche 911 e Jaguar F-Type, o cupê deve aparecer em meados de 2016.

O acordo faz parte do programa de tecnologia da Airbus, que visa ajudar a companhia a melhorar sua escala econômica por meio do compartilhamento de experiências entre parceiros.

“Desenvolvemos este programa de tecnologia com outros líderes de indústria, como a Maserati, e estamos sendo seletivos com os parceiros em potencial” afirma Wulf Hoeflich, chefe do departamento de licenças tecnológicas da Airbus

Hoeflich não comentou se a Airbus planeja trabalhar com outras companhias automotivas no futuro.

A Maserati não foi a primeira marca a fazer acordo com uma companhia de aviação. Há dois anos, a BMW assinou contrato de colaboração com a Boeing, visando compartilhar experiências sobre fibra de carbono.