Maserati GranTurismo chega a partir de R$ 650 mil


Marca pretende vender até 24 unidades no país em 2008 metade já comprometida

da Redação

O esportivo Maserati GranTurismo finalmente chega ao Brasil. Sua importadora oficial no país, a Via Europa, pretende comercializar entre 22 e 24 unidades neste ano, a preços que começam em R$ 650 mil. O modelo une desempenho e estilo únicos, com esportividade, conforto e requinte, sem falar de luxo para poucos. Ainda assim, cerca da metade dessas unidades já está com pretendentes praticamente certos.

Equipado com motor 4.2 V8 (oito cilindros em “V”) de 405 cv (cavalos) de potência e transmissão automática de seis velocidades, o modelo traz linhas inspiradas na Pininfarina Birdcage 75º carro-conceito, com distribuição equilibrada de peso no chassi – 49% na frente e 51% na traseira. O veículo ficou bastante “musculoso” e imponente.

Com o novo Maserati GranTurismo, a Maserati dá continuidade ao processo de renovação que começou com a apresentação no Salão de Detroit (EUA) do Quattroporte Automatica, em 2007. O GranTurismo adquiriu experiência com o modelo de luxo Quattroporte, interpretando conceitos que fizeram deste um sucesso em todos os mercados.

Motor do esportivo italiano é 4.2 V8 com 420 cavalos de potência

Com o Quattroporte, o novo Maserati GranTurismo tem em comum o “set up” mecânico concebido para oferecer uma condução esportiva, a cuidadosa escolha de materiais e equipamentos para fornecer alta qualidade e agradável vida de bordo e ampla gama de opções de personalização, de modo que cada cliente possa expressar sua personalidade.

Os dispositivos de ignição e injeção são integrados, com características que detectam avarias no sistema de controle do motor e de emissões, para garantir que as regras legais nesse quesito serão cumpridas. As unidades de controle eletrônico (ECUs) dialogam com os outros sistemas por meio de uma linha CAN (sigla em inglês para área de controle de rede) para otimizar o funcionamento do motor.

Para aprimorar a segurança, há sistemas ABS (antitravamento), EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem) e MSP (Programa de Estabilidade Maserati). O Maserati GranTurismo vem com aibags laterais incorporados à frente e airbags integrados no painel da porta, de forma a assegurar que os passageiros recebam proteção em caso de impacto lateral.

Interior do veículo traz refinamento para quatro ocupantes

O acelerador é eletrônico por fio, com uma lógica de funcionamento particular: pequenos ângulos ou pressão sobre o pedal do acelerador correspondem a mais do que o ângulo de abertura da borboleta, que proporciona uma resposta imediata para a menor pressão no acelerador: por exemplo, 40% da pressão sobre o pedal do acelerador é equivalente a 70% da válvula da borboleta de abertura, o que aumenta em até 100% no modo Sport (selecionado por meio de botão correspondente no console).

O V8 é ligado a um sistema de escape em aço inoxidável, que utiliza catalisadores metálicos, melhor do que aqueles feitos de material cerâmico. A utilização dessa tecnologia significa que a densidade das células pode ser reduzida, o que se traduz em uma redução da seção resistente ao fluxo de gases – ou seja, ambientalmente correto.

Interior

O painel eletrônico permite ao condutor e ao passageiro definir as suas próprias temperaturas preferidas separadamente entre 16°C e 32°C, enquanto o fluxo de distribuição mantém o clima ideal na parte de trás. O sistema é equipado com um sensor que opera automaticamente para reduzir a umidade do ar.

Quanto ao sistema multimídia, o GranTurismo oferece toca-CDs, navegação por satélite (cartográfia quando disponível), rádio e computador de bordo (informações sobre a viagem e o “set up” do carro), funções que podem ser vistas por meio de uma tela de sete polegadas de alta resolução, colorida, localizada no centro do painel.

O sistema é reforçado por um disco rígido de 30 GB, que pode acolher toda a cartografia e oferecer a função jukebox (em substituição do CD). O disco rígido per
Fonte: Uol Carros/Interpress Motor