Meio-fio pode ser o vilão dos pneus do seu carro

Fonte / Carsale

O bom estado dos pneus é essencial para a segurança e conforto dos ocupantes, além de contribuir para a economia de combustível de um automóvel. Para isso, o motorista deve tomar alguns cuidados, como ficar sempre atento à calibragem do conjunto e manter em dia a manutenção das rodas e suspensão.

No entanto, alguns hábitos podem diminuir a durabilidade e até danificar os pneus, mesmo tomando todas as medidas citadas anteriormente. Um deles é estacionar o carro com o pneu apoiado no meio-fio, hábito comum e que pode ser percebido facilmente pelas ruas, principalmente em vagas de 45 graus de inclinação.

Felipe Zacarias, piloto de testes do Campo de Provas da fabricante de pneus Goodyear, alerta que o hábito de estacionar com os pneus encostados no meio-fio pode provocar uma fissura na estrutura da malha interna de aço dos componentes. O mesmo pode ocorrer quando o veículo passa sobre por uma calçada, pois o impacto é ainda maior.

Zacarias explica que as rupturas na malha interna por utilização incorreta podem ser percebidas de três maneiras. A primeira ocorre quando o motorista calibra o pneu pela manhã e no dia seguinte a pressão já baixou novamente, esvaziou. “Ou seja, a estrutura de aço já não está mais tão eficiente por causa das trincas, a ponto de não ser capaz manter a pressão recomendada do pneu”, esclarece.

Pneus de perfil baixo são mais suscetíveis a danos provocados por buracos e meio-fio

Outra situação que mostra essa situação é pelas vibrações em rodovias, onde a velocidade média é de 80 km/h. “Às vezes, mesmo com o balanceamento em dia, a rachadura na manta de aço não oferece uma condição de rodar suave, fazendo com que ocorra uma trepidação semelhante a que é percebida quando os pneus não estão balanceados e, consequentemente, isso pode resultar em outras complicações mecânicas ao veículo”, reforça Zacarias.

Por fim, a pior situação citada pelo piloto é a perda de um pneu por excesso de descuido. “A avaria acaba sendo tão grande que pode provocar uma bolha na lateral do pneu, que pode vir a se romper e estourar”.

Outro risco que pode ser atribuído é o hábito de esbarrar no meio-fio e ocasionar a retirada de uma “lasca” da lateral do pneu. “As avarias ocorridas nos ombros dos pneus são impossíveis de reparar. Não é recomendável tentar reparar as laterais dos pneus. Ou seja, quando fura ou rasga, não existe a possibilidade de recuperação”, reforça Zacarias.

Apoiar ou esbarrar o pneu no meio-fio pode arrancar lascas e até danificar a roda

Já quando prensado ou apoiado no meio-fio, o talão é pressionado e gera perda de pressão, deixando o ar escapar, além de contribuir para uma deformação lateral.

Com relação à condução, o piloto de testes ressalta que é muito importante para a durabilidade de um pneu evitar pancadas abruptas, pois a carcaça sofre e acaba transmitindo as avarias. “As ruas e rodovias brasileiras, geralmente, são muito severas, tanto é que os nossos pneus são extremamente resistentes. Mas vale sempre lembrar que os pneus são feitos para oferecer rodar silencioso, segurança e aguentar o peso máximo de acordo com a indicação do veículo. Pneus de passeio não são feitos para sofrer impactos. Então, recomendamos evitar obstáculos, tampas de bueiro, meios-fios e buracos”, conclui o especialista.