Honda deve fechar fábrica no Reino Unido em 2022

Honda deve fechar fábrica no Reino Unido em 2022

Um relatório vazou no Reino Unido e dá conta de que a Honda tomou uma decisão que é reflexo direto da atual crise que vive o país, o Brexit. O documento diz que a montadora japonesa tomou a decisão de encerrar as atividades na planta de Swindon, que atualmente produz o Civic hatch.

A medida será efetivada em 2022, segundo a informação. O local emprega hoje 3.500 pessoas e é a única fábrica da Honda no mundo que faz a atual geração do Civic hatchback, vendido na Europa, Japão, EUA e outros mercados. A capacidade instalada atual é de 100.000 carros por ano e o local é também o único complexo fabril da marca no velho continente.

A informação também revela que a Honda pretende manter sua sede europeia em Bracknell, assim como a base da equipe de Fórmula 1 no país. A montadora nipônica não comentou o relatório, mas um parlamentar britânico afirmou que a decisão da empresa não se deve ao Brexit, mas à consolidação da produção europeia da marca no Japão, o que deve acontecer em 2021.

Honda deve fechar fábrica no Reino Unido em 2022

Sendo esta ou não a causa, o vazamento do fechamento de portas em Swindon não poderia vir em pior hora, já que o relógio está correndo contra os britânicos, que precisam aprovar um acordo comercial com a União Europeia até o fim de março, sob risco do país entrar em colapso com escassez de alimentos, produtos gerais e até de medicamentos, já que as aduanas de fronteira serão paralisadas.

A Ford já desenha sua retirada britânica devido aos elevados custos e a Jaguar Land Rover continua sua política de cortar custos (e produtos), direcionando o grosso da produção para o continente. A Nissan não deve ficar sozinha no barco, muito menos a Vauxhall, que pode ser suprida pela Opel na Alemanha e demais fábricas da PSA na França e Espanha.

[Fonte: Auto Express]

© Noticias Automotivas. A notícia Honda deve fechar fábrica no Reino Unido em 2022 é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.