Jaguar registra C-Pace e indica crossover menor

Jaguar registra C-Pace e indica crossover menor

A Jaguar registrou alguns nomes no serviço de patentes da Europa e um alguns deles chamam muito atenção, entre eles C-Pace, J-Pace, J-Type e X-Type, especialmente o primeiro. A letra “C” parece uma séria indicação de que a marca inglesa pensa em um crossover menor que o E-Pace. Mas, como seria este modelo?

Como se sabe, a Jaguar conta agora com dois modelos menores no segmento de crossovers e SUVs, sendo o elétrico I-Pace e o utilitário esportivo E-Pace. O primeiro mede 4,68 m de comprimento e o segundo tem 4,41 m, o mesmo porte do Jeep Compass. Para um C-Pace, provavelmente a receita seria um crossover ainda menor, algo para rivalizar com o Audi Q2, por exemplo.

Não se sabe se a plataforma D8 da Jaguar Land Rover pode ser encurtada mais do que a base atual, mas se o entre-eixos for encurtado em 8 cm, já se conseguiria cortar mais do comprimento do carro. Pelo visto, a manobra exigiria uma boa reengenharia no projeto do E-Pace para gerar um C-Pace ou a marca britânica procuraria um parceiro para fazer um carro menor. Qual?

Jaguar registra C-Pace e indica crossover menor

Dentro de casa a Jaguar Land Rover tem a controladora Tata Motors com o projeto do Harrier, um SUV de aspecto bem agressivo e porte bem maior que o Nexon, que mede apenas 3,99 m. Um desenvolvimento com a indiana poderia gerar esse produto novo. A outra alternativa seria a chinesa Chery, compartilhando com a inglesa uma variante mais sofisticada da plataforma T1X, criada pela JLR.

Enquanto ainda não desvendamos esse mistério, os demais criam menos dúvidas, exceto o J-Pace. Como se sabe, a Jaguar pensa em um SUV maior que o F-Pace e pelas siglas em harmônia com as correspondentes nos sedãs, este produto acabará sendo um “X6” da empresa. A possibilidade de surgir exclusivamente como um híbrido plug-in é grande e uma versão de performance da SVO nem precisaria dos V6 e V8 atuais.

Jaguar registra C-Pace e indica crossover menor

O J-Type é algo relacionado com esportivo, como o F-Type. Sabe-se que a Jaguar quer trazer de volta um cupê grande para ocupar o lugar que foi do XK. Então, nada mais lógico que essa nomenclatura acabe neste novo carro. Por fim, o X-Type. No passado, o termo se referia ao sedã médio de luxo que usou a plataforma do Ford Mondeo.

Mas agora o X-Type estaria relacionado com um esportivo, mas um terceiro? O mais provável é que seja um superesportivo híbrido na mesma pegada do conceito C-X75, mas sem a pretensão de ofuscar o clássico XJ220. Assim, a Jaguar reforçará seu time de alta performance e os utilitários esportivos.

© Noticias Automotivas. A notícia Jaguar registra C-Pace e indica crossover menor é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.