Top 10: carros diesel mais econômicos do Brasil

Top 10: carros diesel mais econômicos do Brasil

O mercado nacional não dispõe de muitos modelos diesel. Com exceção das picapes, segmento em que todas possuem opção com o óleo combustível, nos demais – nesse caso os utilitários esportivos – as opções diesel variam muito. Mas, destes, quais são os carros diesel mais econômicos do Brasil?

Antes de falarmos desse ponto que é o tema desse artigo, é preciso entender que o Brasil não permite que automóveis de passeio sejam movidos por óleo diesel. Mas, a lei, de 1976, libera os veículos listados abaixo sob algumas condições. A primeira é que a capacidade de carga seja igual ou superior a 1.000 kg.

Nesse ponto, o veículo precisa ter ainda sistema de tração nas quatro rodas e uma caixa redutora de velocidade acoplada ao câmbio, ou seja, uma reduzida. O que acontece é que, quando o veículo é classificado como de uso comercial, no caso a picape, ele não precisa ter tração 4×4 ou redução. Assim, podem existir no mercado picapes diesel 4×2, bem como caminhões leves e vans de passageiro ou furgão.

Também, todo o veículo classificado como “jipe” é dispensado de ter capacidade de carga de 1.000 kg, mas precisa ter tração nas quatro rodas e sistema de redução de marchas. Nesse caso, os utilitários esportivos foram inseridos nessa categoria, que nos anos 70 era representada pelo Jeep Willys e outros do tipo. Hoje estes são conceitualmente Troller T4 e TAC Stark. O Suzuki Jimny até poderia ter motor diesel aqui, se a marca quisesse.

Nos caso dos SUV, como são feitos na maioria em cima de plataformas monobloco – salvo derivados de picapes ou semelhantes – a caixa de redução foi substituída por um câmbio automático, cuja primeira marcha é tão curta que funciona como uma redução, normalmente fazendo o carro sair em segunda. Tudo começou com a polêmica do Mercedes-Benz ML320 no fim dos anos 90, mas acabou sendo aceito pelo Contran.

E então, quais são os 10 carros diesel mais econômicos do Brasil? Na lista abaixo, temos picapes e SUVs oferecidos no mercado nacional com motor de ciclo diesel. Os números são os divulgados pelos fabricantes em acordo com o Inmetro, onde os fabricantes homologam agora seus resultados, embora não sejam obrigados, pois apenas os carros a gasolina ou etanol eram listados sob o Inovar-Auto.

No Rota 2030, está prevista a inclusão desse tipo de motor e também contempla uma meta de redução de consumo, ainda não conhecida. Assim, o consumo abaixo é a média que o modelo possui, sendo descritos os resultados nos ciclos urbano e rodoviário.

Confira abaixo, os 10 carros diesel mais econômicos do Brasil:

1) Range Rover Evoque 2.0 TD4

Top 10: carros diesel mais econômicos do Brasil

  • 12,1 km/l na cidade e 15,8 km/l na estrada – média 13,95 km/l

O Range Rover Evoque é o carro diesel mais econômico do Brasil. O SUV de luxo feito em Itatiaia-RJ, vem equipado com motor Ingenium 2.0 nesta variante TD4, que ao contrário da SD4, entrega 180 cavalos a 4.000 rpm e 43,8 kgfm a 1.500 rpm. O propulsor vem acoplado com caixa automática ZF de nove marchas e conversor de torque.

Com suspensão independente nas quatro rodas, o Evoque TD4 vem obrigatoriamente com tração integral e sistemas de gestão de terreno, o chamado Terrain Response. O modelo da Land Rover tem ainda uma versão mais potente, a SD4 com o mesmo motor.

2) Mitsubishi Outlander 2.2

Top 10: carros diesel mais econômicos do Brasil

  • 11,0 km/l na cidade e 13,4 km/l na estrada – média 12,20 km/l

O crossover da marca japonesa é um dos carros diesel que menos consomem no país. O Mitsubishi Outlander com diesel tem um novo motor 2.2 com 165 cavalos a 3.500 rpm e 36,7 kgfm a 1.500 rpm. Ele tem câmbio automático de seis marchas e possui sistema de redução, além de tração AWD sob demanda, ou seja, ela varia a força entre eixos e rodas de acordo com o terreno.

Atualizado recentemente, o Mitsubishi Outlander diesel é uma opção muito interessante da marca japonesa, mas seu preço é alto, custando R$ 207.990. O veículo é bem completo com diversos sistemas de segurança.

3) Land Rover Discovery Sport TD4

Top 10: carros diesel mais econômicos do Brasil

  • 11,0 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada – média 12,10 km/l

Assim como o irmão Evoque TD4, o Land Rover Discovery Sport TD4 também se beneficia do novo e moderno motor diesel Ingenium 2.0, que substituiu o antigo FoMoCo (Ford) 2.0 CTDI, que entregava 190 cavalos. Agora, com 10 cavalos a menos, já que dispõe dos mesmos números do irmão mais luxuoso, o SUV britânico é um modelo bem frugal com esse combustível.

Além dessa variante, igualmente possui versão com o Ingenium 2.0 de 240 cavalos, mas neste, o consumo é maior. Por isso não entrou na lista. Com câmbio de nove marchas e tração integral Terrain Response, o SUV é mais familiar. Também é feito no Rio.

4) Jaguar F-Pace 2.0

Top 10: carros diesel mais econômicos do Brasil

  • 10,6 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada – média 11,55 km/l

A Land Rover é a marca com o maior número de representantes nesse Top 10 e o Jaguar F-Pace é um dos carros diesel mais econômicos do Brasil. O crossover da marca inglesa também compartilha o bom motor Ingenium 2.0, que caiu como uma luva no modelo. Mesmo com 180 cavalos, seu desempenho é muito bom, assim como seu consumo.

Equipado com a transmissão ZF de nove marchas, o Jaguar F-Pace diesel tem tração nas quatro rodas com tecnologia que permite ao modelo escolher alguns tipos de piso para melhor tracionar, mas sem Terrain Response.

5) Volvo XC90 D5

Top 10: carros diesel mais econômicos do Brasil

  • 10,5 km/l na cidade e 12,0 km/l na estrada – média 11,25 km/l

O Volvo XC90 é um dos SUVs mais completos do mercado em termos de motorização. O modelo tem versões a gasolina (T6), diesel (D5) e híbrida plug-in (T8). Nesta versão D5, o topo de linha da marca sueca vem com o novo motor Drive-E 2.0 com 235 cavalos a 4.000 rpm e 48,9 kgfm a 1.750 rpm. Equipado com câmbio automático de oito marchas, tem tração integral sob demanda.

Mas, o XC90 D5 é interessante pelo fato de utilizar uma tecnologia chamada Power Pulse. Trata-se de um acumulador de pressão (no caso ar comprimido) que é injetado no motor para dar mais potência.

6) Range Rover TDV6

Top 10: carros diesel mais econômicos do Brasil

  • 9,8 km/l na cidade e 12,3 km/l na estrada – média 11,05 km/l

Apesar de seu tamanho e de pesar mais de duas toneladas, o Range Rover TDV6 é um dos 10 carros diesel mais econômicos do Brasil. O luxuoso SUV é um carro extremamente confortável e seguro, além de agregar muita tecnologia a bordo. Ele tem motor diesel V6 3.0 com 258 cavalos e 61,2 kgfm na versão de acesso, tendo ainda uma variante V8 4.4 de 339 cavalos.

Chamado Vogue, é o maior carro da Land Rover, sendo equipado com câmbio automático de oito marchas e tração integral Terrain Response 2. Apesar de seus 5 metros de comprimento, tem apenas cinco espaçosos lugares.

7) Troller T4 3.2

Top 10: carros diesel mais econômicos do Brasil

  • 9,8 km/l na cidade e 12,3 km/l na estrada – média 11,05 km/l

O jipe da Troller é um carro econômico, apesar de sua proposta off-road extrema. O modelo é feito no Ceará, sendo a empresa uma parte da Ford, mas sua origem é totalmente brasileira. O modelo T4 evoluiu para sua segunda geração, ganhando com isso o motor diesel Duratorq 3.2 de cinco cilindros em linha, usado pela Ford Ranger, que não entrou na lista.

Com esse propulsor, o T4 entrega 200 cavalos e 47 kgfm, tendo ainda uma caixa manual de seis marchas e sistema de tração 4×4 com caixa de transferência e redução, como manda o figurino.

8) Range Rover Sport TDV6

Top 10: carros diesel mais econômicos do Brasil

  • 9,7 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada – média 11,05 km/l

Apesar de ter a mesma marca e ser muito parecido, o Range Rover Sport não é igual ao Range Rover Vogue. Menor e com perfil mais esportivo, como diz o nome, o SUV de luxo é outro grandalhão bem frugal na hora de beber diesel. Sua versão TDV6 é, ao contrário da Vogue, mais potente, tendo o mesmo V6 3.0, mas com 306 cavalos a 4.000 rpm e 71,4 kgfm a 1.500 rpm.

O câmbio é automático de oito marchas e a tração é a Terrain Response nas quatro rodas, além de oferecer suspensão pneumática como seu irmão maior. É importado da Inglaterra.

9) Mitsubishi L200 Triton 2.4

Top 10: carros diesel mais econômicos do Brasil

  • 9,9 km/l na cidade e 11,8 km/l na estrada – média 10,85 km/l

A nova geração da picape japonesa é bem mais eficiente em consumo que a anterior, que ainda é produzida em Catalão-GO junto com esta, mas equipada com o antigo motor diesel 3.2 de 180 cavalos. Neste modelo mais recente, o motor é um novo 2.4 com 190 cavalos e 43,9 kgfm. O propulsor é equipado com transmissão automática de cinco marchas, no entanto.

A Mitsubishi L200 Triton 2.4 tem sistema de tração 4×4 com reduzida, sendo uma picape muito robusto e de boa dirigibilidade. Além disso, possui um sistema de limpeza do catalisador em caso de uso severo, por conta da poeira em excesso.

10) TAC Stark 2.3

Top 10: carros diesel mais econômicos do Brasil

  • 9,0 km/l na cidade e 12,0 km/l na estrada – média 10,50 km/l

A catarinense TAC Motors retornou e com ela o jipe Stark, renovado para a linha 2018. Após oito anos do lançamento original, o modelo volta para continuar a briga com o Troller T4, um vizinho, já que ambos são feitos no Ceará. Com isso, também traz de volta o motor FPT 2.3 Multijet com 127 cavalos a 3.600 rpm e 32,6 kgfm a 1.800 rpm.

O modelo chama atenção por seu visual esportivo e personalizado, tendo ainda a vantagem de suspensão independente nas quatro rodas, bem como tração 4×4 com reduzida e câmbio manual de cinco marchas.

© Noticias Automotivas. A notícia Top 10: carros diesel mais econômicos do Brasil é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.