Mercado de automóveis cresce 60%

Marcelo de Paula
Do Diário do Grande ABC

O mercado automotivo abriu a primeira quinzena de janeiro tão aquecido quanto fechou o ano passado. Mais do que isso, superou todas as expectativas dos analistas do setor ao apresentar expansão de 59,93% em relação ao mesmo período do ano passado.

Para se ter uma idéia, as principais entidades representativas do setor têm como previsão para este ano um aumento nas vendas entre 17% e 20%. O desempenho de janeiro lembra o ocorrido ao longo de todo o ano passado quando as projeções eram de incremento em torno de 7% e acabaram superando os 27%.

Nem mesmo as medidas do governo, como o aumento de impostos como IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e a CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) inibiram o consumo nesses primeiros dias do ano.

O balanço da primeira quinzena foi divulgado ontem pela Fenabrave (Federação que representa os distribuidores de veículos automotores) e se refere a automóveis de passeio e comerciais leves.

O percentual pode ser um pouco menor pelo fato de a pesquisa ter como base os emplacamentos feitos no período, ou seja, alguns carros vendidos em dezembro acabaram entrando na contabilização de janeiro.

De qualquer forma, o mesmo ocorreu em janeiro de 2007, o que garante igualdade de condições para a medição do período, destaca a entidade.

Isoladamente, o segmento de automóveis obteve desempenho 56,45% superior à primeira quinzena de janeiro de 2007 e o de comerciais leves de 78,97%.

Segundo a Fenabrave, no período foram comercializados 95.712 veículos contra 59.845 nos primeiros quinze dias de janeiro do ano passado. Na comparação com a primeira quinzena de dezembro houve queda de 24,19%, o que é normal, já que em janeiro as pessoas costumam estar endividadas, por conta dos gastos de Natal e terem obrigações financeiras como o pagamento de IPTU, de IPVA, ou a compra de material escolar.

REGIÃO – No Grande ABC, as vendas de veículos novos acompanharam o que acontece no resto do País e algumas revendas já começam a trabalhar com encomendas, pois não têm o produto em estoque para atender a demanda.

É o que está acontecendo com a Avel, revenda Volkswagen de São Bernardo. Segundo a gerente de vendas Ednéia Vedovato, as vendas “estão uma loucura”. “Até a metade da semana passada as vendas estavam estabilizadas. De repente, a procura aumentou muito. Alguns modelos como Fox, Gol e Golf só tenho para entrega em fevereiro”, disse.

O gerente de vendas da concessionária Fiat Sinal, também de São Bernardo, José Roberto Medeiros, relatou a mesma situação. “Estamos demorando 60 dias para entregar o Punto”, declarou.

Apesar do aumento impressionante da demanda nos primeiros dias do ano, as revendas mantém os pés no chão ao projetar o desempenho anual. Na Sinal, a meta é crescer 25% ante 2007, enquanto na Avel, é de 20%. “Pode ser um fenômeno pontual e não sabemos até que ponto a crise dos EUA pode nos afetar”, diz Ednéia.

Fonte: Diário do Grande ABC