
Deve movimentar cerca de US$ 98 bilhões em 2018, aponta consultoria MarketsMarkets
REDAÇÃO AB
Os consumidores exigentes farão o mercado de carros com conexão à Internet chegar a 60 milhões de unidades em todo mundo nos próximos cinco anos, a ponto de movimentar cerca de US$ 98 bilhões. É o que indica o estudo “Connected Car Market” Mercado de Carros Conectados realizado pela consultoria MarketsMarkets. Segundo a análise, entre 2013 e 2018, o volume desses veículos aumentará em média 41,2% ao ano.
Entre as montadoras, as que mais estão investindo na conectividade de seus modelos são as americanas Ford e General Motors, e as alemãs BMW, Audi e Daimler AG Mercedes-Benz. As empresas de tecnologia e telecomunicações como Alcatel-Lucent, TomTom, Apple, Microsoft e Intel contribuem para a tendência.
As tecnologias de conectividade são diversas e cada vez mais são disseminadas, aponta o estudo, tais como Internet 3G, LTE usada pela banda larga móvel de quarta geração e Wi-Fi, além dos tradicionais Bluetooth e 2G. Mas será preciso desenvolver novas ferramentas interativas que tragam informações e serviços para os motoristas, como a eCall, que já se populariza na Europa, o Glonass, na Rússia. E é aí que surgirão novas oportunidades de negócios.
Ainda segundo o estudo, a América do Norte, em especial os Estados Unidos, é o mercado com maior número de carros conectados. A Ásia apresenta maior potencial, impulsionada pela gigante China. Mas Alemanha, Rússia e Brasil não ficam atrás e devem absorver boa parte dos milhões de carros conectados nos próximos anos
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Fonte: Automotive Business