Mercado de veículos mantém aquecimento

Valor online | 29/8/2008

O ritmo de vendas de veículos no mercado brasileiro manteve-se aquecido em agosto. O volume acumulado desde o início do ano soma um avanço de 28,3% na comparação com igual período do ano passado, num total de 1,909 milhão de unidades vendidas de janeiro até quarta-feira.

A quantidade de veículos vendida no país desde o início do ano traz uma diferença de 421 mil unidades na comparação com igual período de 2007. Em agosto, faltando ainda dois dias úteis para emplacamento no mês, haviam passado pelos órgãos de trânsito do país 213,9 mil veículos. Na comparação com idêntico período um ano atrás, houve avanço de 13,6%.

O ritmo de agosto foi um pouco menos vigoroso do que em julho, o melhor mês de toda a história da indústria automobilística no país. Mas o fechamento de agosto de 2008 deverá ultrapassar o volume de agosto de 2007, quando foi vendido um total de 235 mil unidades. Por isso, a indústria continua a comemorar os resultados.

Os dirigentes do setor dizem que já contavam com uma acomodação dos volumes. No primeiro semestre o mercado brasileiro de veículos registrou um crescimento de 30%. As previsões das montadoras indicam percentuais mais baixos na segunda metade do ano.

No acumulado de 2008, a Fiat mantém-se na liderança do mercado, com uma vantagem de pouco mais de um ponto percentual em relação à Volkswagen. Mas no total de veículos licenciados até quarta-feira, a Volks aparece no primeiro lugar em agosto, com diferença de também quase um ponto percentual em relação à montadora italiana. A General Motores é a terceira colocada, seguida por Ford e Renault.

Fonte: Webtranspo