Mercado já sente a crise e vendas recuam 6,6%


por ALBERTO POLO JÚNIOR

As vendas de automóveis e comerciais leves no Brasil já começam a sentir o efeito da crise econômica que assola o mundo. Na primeira quinzena de outubro houve queda de 6,6% em relação ao mesmo período de setembro. Foram emplacadas 112.557 unidades, ante 120.532 do mês passado. Entretanto, comparado aos 15 primeiros dias de setembro de 2007, o número subiu 1,8%. Os dados foram divulgados pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

No período a Fiat terminou em primeiro entre as montadoras, com 23,8% de participação. Praticamente empatada com ela ficou a Volkswagen, com 23,1%. A General Motors fechou em terceiro (21,1%), a Ford em quarto lugar, com 9,5%, seguida por Honda (5,6%), Renault (5,4%), Peugeot (3,7%), Citroën (3,4%) e Toyota (2,6%). Entre os automóveis, o Gol continua tranqüilo na primeira colocação. O compacto da VW vendeu 11.356 unidades, contra 6.618 unidades do Palio, o segundo colocado. Confira abaixo o ranking:

Fonte: Interpress Motor