Mercedes: 45 000 carros a menos em 2008

Fábricas alemãs serão as únicas afetadas com a desaceleração

A Daimler, grupo que detém a Mercedes-Benz, anunciou na última quarta-feira (6) que a marca alemã produzirá 45 000 carros a menos que o previsto para 2008, a fim de equilibrar a oferta de veículos à diminuição da demanda vista no mercado. Embora as vendas tenham crescido 3,4% até julho deste ano (691 000 unidades), o bom desempenho nos EUA, Ásia e Alemanha não neutralizou a queda das encomendas na Europa nos últimos meses.

Segundo um porta-voz da Mercedes, as negociações com os representantes dos operários sobre o corte nas fábricas alemãs está quase concluída e um acordo já foi firmado com a unidade de Untertuerkhein, que produz motores.

Para desacelerar a produção, terá de ser eliminado um turno – diariamente ou semanalmente – em todas as plantas, até o final do ano. Além disso, as linhas de montagem poderão parar, completamente, por uma semana no final de outubro, enquanto o recesso decorrente do feriado de Natal seria ampliado em alguns dias.

A deterioração das condições do mercado levou a Daimler a reduzir sua estimativa de lucro para este ano, o que refletiu na queda das ações do grupo.

Felipe Tau

Fonte: Terra Carro Online