Mercedes-Benz: carros terão visão noturna

                                             Marca desenvolveu sistema que detecta movimentos; ideia é equipar todos os modelos a partir de 2011

Ícaro Bedani – foto: divulgação

Dirigir à noite aumenta o risco de acidentes e requer atenção redobrada. Para tentar diminuir esse problema, a Mercedes-Benz desenvolveu um sistema de visão noturna chamado Anvap (sigla, em inglês, para Assistente de Visão Noturna), que funciona como um detector de movimentos na área em que as luzes do carro não podem iluminar.

O Anva funciona a partir de faróis infravermelhos e câmeras de visão noturna. A imagem é capturada e exibida no painel de instrumentos do carro realçando o que está a frente do motorista, além dos faróis terem uma função que direciona as luzes para o objeto. Em um momento de tráfego de ambos os lados, o sistema não é utilizado, evitando que os outros motoristas tenham a visão ofuscada.

Segundo o chefe de desenvolvimento e pesquisas da Mercedes-Benz, Dr. Thomas Weber, “o propósito do desenvolvimento deste produto é prevenir colisões sérias envolvendo pedestres durante a noite”. Conforme divulgado, todos os carros da marca deverão sair com essa tecnologia de fábrica a partir de 2011.

Fonte: Carro Online