
Há 30 anos foi iniciada a produção da Classe G da Mercedes-Benz. A fábrica, sediada em Stuttgart, apresentou este robusto fora-de-estrada ao público em 1979 e, desde então, entregou cerca de 200 mil unidades. O projeto começou em 1972, com um contrato de parceria entre a Daimler-Benz e a Steyr-Daimler-Puch de Graz, na Áustria. Em 1975 foi tomada a decisão de começar a produção em série e construir novas instalações de produção em Graz, onde a Classe G ainda é em sua maior parte montada até hoje. Somando-se ao modelo original, com a designação de série 460, a linha foi aumentada com os modelos 463. Este típico off-road, destaca-se por tecnologias como tração total, all-wheel drive, bloqueios do diferencial nos eixos dianteiro e traseiro, que atualmente são equipamentos de série, e diferencial central. A família de modelos atualmente possui três versões de carroceria (automóvel com entre-eixos curto, automóvel com entre-eixos longo e conversível), que podem ser combinados com o econômico motor CDI V6 que desenvolve 224 cv, ou o motor V8 a gasolina de 5,5 litros com 388 cv. O top de linha é o G 55 AMG, com entre-eixos longo e motor V8 que desenvolve 507 cv. O mais luxuoso modelo da Classe G é o G 55 AMG, equipado com um motor V8 de 5,5 litros e 507 cv que acelera de zero a 100 km/h em 5,5 segundos e possui velocidade máxima (limitada eletronicamente) de 210 km/h.
Fonte: AutoZ News