Mercedes-Benz entrega Prêmio Interação aos fornecedores

Companhia pede ajuda aos parceiros para recuperar espaço perdido no mercado

GIOVANNA RIATO, AB

A Mercedes-Benz entregou o 22º Prêmio Interação aos fornecedores que mais se destacaram em 2013. A cerimônia foi realizada na fábrica da companhia em São Bernardo do Campo SP na noite da terça-feira, 17, e reuniu cerca de 400 pessoas. A organização reconheceu onze parceiros pela inovação tecnológica, excelência em custos, qualidade, logística, materiais indiretos e serviços.

Na mesma ocasião foi entregue o 4º prêmio de responsabilidade ambiental da companhia. Com base em cases de boas práticas ecológicas nos processos industriais enviados pelos próprios fornecedores, a montadora selecionou três trabalhos. A Ripack conquistou a primeira colocação, a Schaeffler a segunda e a Magneti Marelli a terceira.
Philipp Schiemer, presidente da companhia para o Brasil, aproveitou a oportunidade para pedir o apoio dos fornecedores. “A cadeia de suprimentos foi muito importante para que pudéssemos oferecer algumas condições para a nossa linha de caminhões e atrair clientes. A Mercedes-Benz perdeu mercado e precisamos de nossos fornecedores para recuperar”, apontou, sinalizando o interesse em retomar a liderança do segmento de caminhões.

O executivo também lembrou da necessidade de os fornecedores reforçarem o compromisso com desenvolvimento de produtos e tecnologias. A área de pesquisa e desenvolvimento será o grande foco do investimento de R$ 1 bilhão que a organização anunciou para os próximos dois anos. “Somando com o aporte anterior, chegamos a um pacote de R$ 2,5 bilhões de 2010 a 2015, o maior que já aplicamos na divisão de veículos comerciais no Brasil”, aponta Schiemer.

Para a organização, é importante reduzir o tempo de desenvolvimento dos produtos para poder apresentar mais rapidamente respostas às novas demandas do mercado. A companhia tem notado que os clientes estão cada vez mais exigentes e que há demanda crescente por veículos para aplicações específicas.

O diretor de operações da Mercedes-Benz no Brasil, Wolfgang Hänle, enfatizou a necessidade de os parceiros da companhia acompanharem os investimentos. “Assim como trabalhamos para maximizar nossas operações, queremos que os fornecedores façam o mesmo. É preciso otimizar custos sem abrir mão da qualidade.” Segundo ele, é importante ter parceiros comprometidos com estes objetivos para que a marca alcance a evolução esperada. “O mercado brasileiro está muito disputado, mas ainda oferece grandes oportunidades”, avalia.

A companhia comemorou diante da cadeia de suprimentos a retomada das vendas de veículos comerciais no Brasil depois do desafiador ano de 2012. Ainda assim, o diretor de compras, Ricardo Santos, alertou que a volatilidade da economia pode afetar os negócios e apontou que o setor ainda tem muito para entender sobre os efeitos do Inovar-Auto.

Conheça os vencedores do Prêmio Interação 2013:

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
ZF Sistemas de Direção

EXCELÊNCIA EM CUSTOS
Chevron Brasil Lubrificantes

EXCELÊNCIA OPERACIONAL
Valeo Sistemas Automotivos
Ibratec – Indústria Brasileira da Artefatos Técnicos

EXCELÊNCIA OPERACIONAL EM LOGÍSTICA
Tuper S.A.
Yazaki do Brasil

EXCELÊNCIA EM MATERIAL INDIRETO/SERVIÇO
Algar Tecnologia e Consultoria
Viação Cometa S.A.
Jedel Afiação de Ferramentas

EXCELÊNCIA 2013
Cinpal – Companhia Industrial de Peças para Automóveis
Maxiforja Componentes Automotivos

PRÊMIO DE RESPONSABILIDADE AMBIENTAL
Ripack
Schaeffler
Magneti Marelli

Fonte: Automotive Business