Mercedes reforça linha de SUVs

 Para continuar competitiva no segmento mais disputado da categoria premium, a marca alemã traz dois novos modelos para o BrasilPor Jorge MeditschMercedes reforça linha para a briga dos SUVsSe os SUVs são hoje os modelos mais ambicionados do mercado, a guerra pela preferência dos compradores adquire um porte nunca visto anteriormente no segmento dos veículos premium. Dona de uma gama bastante ampla de jipões, a Mercedes-Benz vem se esmerando a cada mudança de modelo ou novo lançamento.As novidades que a marca alemã está trazendo para o Brasil neste início de ano são o GLC 250 – sucessor do GLK – e o novo GLE Coupé, um SUV de grande porte, com linhas mais fluidas do que a média da categoria.O GLC 250O GLC chega em duas versões, GLC 250 4MATIC e GLC 250 4MATIC Sport. Como os nomes indicam, ambas contam com tração integral permanente, que dá ao modelo uma boa capacidade off-road limitada pelos pneus mais voltados ao uso em caminhos razoavelmente pavimentados. A suspensão pneumática adaptativa é outro ponto alto do carro.Todos esses sistemas, além do motor, são coordenados pelo Dynamic , recurso que oferece ao motorista cinco opções de regulagens combinadas, que interferem na direção, transmissão, motor e suspensão para adequar o carro a diversas condições de terreno e condução.EstiloO GLC tem um design bastante limpo, fugindo um pouco das linhas rebuscadas que vêm sendo usadas por outros fabricantes na tentativa de tirar dos SUVs a cara de foras-de-estrada. A nova dianteira não deixa dúvidas quanto à sua vocação intrínseca, marcada por linhas mais retas no capô e pelo balanço curto e para-choques elevado.Evidentemente, pequenos toques de estilo deixam claro que se trata de um carro de luxo e o acabamento primoroso é típico da Mercedes. A versão Sport traz o pacote de acabamento esportivo AMG e faróis LED High Performance. O novo design também colaborou com a aerodinâmica – o Cd é 0,31.Do lado de dentro, o ambiente mantém as características de luxo discreto e conforto que se espera sempre dos Mercdes-Benz. O GLC ganhou espaço interno em relação ao modelo antecessor, aproveitando bem o crescimento de suas dimensões, especialmente no banco traseiro.Por baixo da peleUma carroceria totalmente nova e o uso de alumínio e aços da alta e ultra-alta resistência permitiu que o GLC ficasse até 80 kg mais leve que o GLK, apesar de ter crescido em todas as dimensões. A suspensão também abusa do alumínio, o que contribui paralelamente para melhorar seu desempenho.A versão GLC 250 4MATIC conta com a suspensão AGILITY CONTROL, com molas de aço e sistema de amortecimento variável, enquanto a versão Sport conta com a suspensão Sport, mais firme e rígida, porém mantendo o conforto para os ocupantes do carro.Uma novidade é a nova transmissão automática 9G-TRONIC, com nove marchas, que potencializa o desempenho do motor e, dependendo do modo selecionado no sistema DYNAMIC atua de forma mais esportiva ou privilegiando o conforto e a economia de combustível.As duas versões utilizam o motor 2.0 de 211 cv, que oferece 350 Nm de torque.Preços: GLC 250 4MATIC – R$ 222.900GLC 250 4MATIC Sport – R$ 264.900Ficha técnicaCilindrada1.991 cm³Cilindros4Potência211 cvTorque máximo Nm/rpm350 Nm / 1.200-4.000 rpmAceleração 0-100 km/h s 7,3 s
Fonte: Auto Estrada