Mercedes testa caminhão autônomo: “Mais seguro que humanos”Comentários 3

 Chris BaraniukRepórter de Tecnologia da BBC News
Um caminhão que se autodirige, desenvolvido pela Daimler controladora da Mercedes-Benz, foi testado em uma estrada pública pela primeira vez. O “piloto automático” do caminhão o ajudou a desviar de outros veículos em uma rodovia da Alemanha, mas a companhia deixou claro que, por enquanto, ainda é necessária a presença de um motorista na cabine atento à estrada.
Este é o mesmo veículo autônomo, chamado pela Mercedes-Benz de “Caminhão do Futuro”, testado por UOL Carros em julho deste ano. A expectativa da marca é de colocá-lo à venda em 2025.
Na estrada
“Assim que chegarmos à estrada, vou ativar o modo de direção autônoma”, disse Wolfgang Bernhard, executivo da Daimler, conforme guiava o caminhão-robô rumo a uma região movimentada do Estado de Baden-Wurttemberg, no sudoeste alemão, na semana passada.
Com o apertar de um botão no painel, o computador assumiu o controle do veículo e o pilotou com sucesso pela estrada, atingindo até 80 km/h. Bernhard e o governador de Baden-Wurttemberg, Winfried Kretschmann, beberam um café na cabine enquanto o executivo explicava como a tecnologia funciona.
O sistema identifica a sinalização da estrada, além de outros veículos e obstáculos, por meio de uma câmera e um radar posicionados na frente do caminhão.
Um caminhão que se autodirige, desenvolvido pela Daimler controladora da Mercedes-Benz, foi testado em uma estrada pública pela primeira vez. O “piloto automático” do caminhão o ajudou a desviar de outros veículos em uma rodovia da Alemanha, mas a companhia deixou claro que, por enquanto, ainda é necessária a presença de um motorista na cabine atento à estrada.
Este é o mesmo veículo autônomo, chamado pela Mercedes-Benz de “Caminhão do Futuro”, testado por UOL Carros em julho deste ano. A expectativa da marca é de colocá-lo à venda em 2025.
Na estrada
“Assim que chegarmos à estrada, vou ativar o modo de direção autônoma”, disse Wolfgang Bernhard, executivo da Daimler, conforme guiava o caminhão-robô rumo a uma região movimentada do Estado de Baden-Wurttemberg, no sudoeste alemão, na semana passada.
Com o apertar de um botão no painel, o computador assumiu o controle do veículo e o pilotou com sucesso pela estrada, atingindo até 80 km/h. Bernhard e o governador de Baden-Wurttemberg, Winfried Kretschmann, beberam um café na cabine enquanto o executivo explicava como a tecnologia funciona.
O sistema identifica a sinalização da estrada, além de outros veículos e obstáculos, por meio de uma câmera e um radar posicionados na frente do caminhão.
Fonte: UOL Carros