Mercedes vai expandir fábrica nos EUA

A Mercedes-Benz pretende expandir sua fábrica no estado americano do Alabama. A iniciativa do grupo Daimler, ainda não anunciada oficialmente, é uma surpresa positiva, em meio à crise financeira que está freando a maioria dos investimentos no setor automotivo nos Estados Unidos.
Segundo notícias veiculadas nesta sexta-feira pela imprensa americana, a empresa alemã deverá investir cerca de US$ 300 milhões (R$ 700 milhões) em sua fábrica americana, com a intenção de ampliar sua capacidade. A informação surgiu de um pedido de incentivos fiscais feitos pela Daimler junto ao governo local.

A fábrica do Alabama produz veículos das classes M, R e GL que, além de atenderem ao mercado americano, são exportados, inclusive para a Alemanha. A produção local caiu bastante no ano passado, quando os consumidores americanos deixaram de comprar utilitários esportivos da classe M devido ao custo dos combustíveis e, em seguida, devido à crise financeira.

No mês passado, as vendas globais da Mercedes-Benz caíram cerca de 20% em relação a fevereiro de 2008, ante uma queda geral do mercado de mais de 40%. As obras de expansão devem começar dentro de dois meses, com final previsto para o início de 2011.

JM

Fonte: Auto Estrada