Merkel quer 1 milhão de carros elétricos na Alemanha até 2020

                                             Chanceler defende que país se torne líder nessa tecnologia.
Governo poderá pagar 1 bilhão de euros para incentivar indústria, diz jornal.

Do G1, com informações da France Presse

A chanceler Angela Merkel, em pronunciamento semanal divulgado no último sábado (14), convocou a Alemanha a se tornar líder em carros elétricos, “para chegar a 1 milhão de veículos do tipo rodando no país em 2020 e seis milhões por volta de 2030”.

No domingo (15), o jornal “Welt am Sonntag” publicou que o governo alemão está disposto a pagar cerca de 1 bilhão de euros (US$ 1,4 bilhão) em subsídios para a indústria automotiva investir no desenvolvimento de veículos elétricos nos próximos dois anos.

Ainda segundo o periódico, o governo deverá discutir os incentivos ao setor na próxima quarta-feira (18), após a entrega de um relatório da comissão de especialistas da indústria criada pelo governo para estudar o assunto. Entre as medidas que devem ser discutidas estão a isenção de impostos para donos de carros elétricos, autorização para circular em faixas mais rápidas e prioridade para estacionar, diz a reportagem do “Welt am Sonntag”.

saiba mais

G1 lista 10 mitos sobre carros elétricos
Cidade na Alemanha ganha posto público para carros elétricos Venda de carros híbridos cai nos EUA; concessionários veem rejeição BMW lança submarca para elétricos e híbridos GM utilizará tecnologia do governo dos EUA em seus veículos elétricos Honda e Volkswagen investem na corrida pelos carros elétricos Paris terá sistema de empréstimo de elétricos Merkel disse no sábado que “o país onde o primeiro motor de carro foi construído” deveria se tornar “o líder de mercado e o maior produtor” de carros elétricos. A chanceler comentou um dos maiores entraves no desenvolvimento desse tipo de veículos: a criação de uma rede de abastecimento. “Já existem uma série de projetos piloto e eles devem ser desenvolvidos rapidamente”.

A federação automotiva da Alemanha (VDA) anunciou que os carros elétricos serão destaque da edição deste ano do Salão de Frankfurt, um dos mais importantes do mundo, que acontece de 15 a 25 de setembro. Entre as montadoras alemãs, a Volkswagen teria planos de lançar um carro elétrico em 2013, assim como a BMW. A Daimler poderá lançar ainda neste ano a versão elétrica do Smart, já vista como protótipo em salões, assim como uma versão do tipo para o Mercedes Classe A.

Na foto: Ministro da Economia Philipp Roesler posa junto a um Smart elétrico (Foto: Rainer Jensen/AFP)

Fonte: G1 Globo Online