Mesmo com IOF mais caro, financiamentos continuarão em alta

Marcelo de Paula
Do Diário do Grande ABC

Para os executivos da Anfavea a decisão do governo federal de aumentar o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) não terá influência negativa sobre as vendas de veículos automotores e o consumidor continuará a recorrer aos financiamentos para compra de automóveis novos.

Segundo o presidente da entidade, Jackson Schneider, o aumento do IOF em 0,038% não foi nada mais, nada menos, que uma compensação pela extinção da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira).

“Entendo que não muda nada porque é apenas a substituição de um pelo outro. E se a demanda foi alta em 2007 com a CPMF em vigor, não há porque ela ser menor por conta do aumento do IOF, já que ficou tudo na mesma”, comentou.

No ponto de vista de Schneider, o crédito fácil foi um dos grandes responsáveis pelo acentuado crescimento do setor automotivo, somado a outros fatores como aumento da taxa de emprego e da confiança do consumidor na economia.

E a expectativa é de que os financiamentos continuem ajudando o setor a crescer em 2008. “Segundo a Federação dos Bancos, o crédito tem 34% de participação no PIB (Produto Interno Bruto). Só pata efeito de comparação, no Chile essa participação é de 80% e nos Estados Unidos é o dobro. Ou seja, há muito espaço para crescermos ainda”.

Fonte: Diário do Grande ABC