Meu Automático: vida mansa para o pé esquerdo

    Um mar de carros parados à frente e o aplicativo de trânsito diz que você ainda tem quase uma hora de trajeto até o trabalho ou casa.

    Esse talvez seja o momento em que se melhor percebe a vantagem de ter um carro com transmissão automática – afinal, estamos falando de não ter que pisar na embreagem e mover a alavanca de câmbio por uma centena de vezes ou mais por dia.

    Cada vez mais brasileiros estão optando por essa alternativa. Segundo a consultoria Jato Dynamics, pouco mais de 40% dos carros produzidos no Brasil em 2017 contavam com um sistema de transmissão que dispensa a atuação do condutor no processo de seleção e troca de marchas – ou seja, automáticos ou automatizados. Em 2018, esse percentual já subiu para quase 45% no acumulado de janeiro a agosto.

    A transmissão automática se tornou uma visão comum nos segmentos mais caros há algum tempo. Mas a vida mansa para o pé esquerdo dos motoristas está sendo democratizada nos segmentos de maior volume. A versão 2019 da família Ford Ka, por exemplo, passou a contar com a opção do câmbio automático.

    Questão de conforto

    Nos câmbios automáticos modernos, as trocas de marcha são feitas em frações de segundo, o que potencializa o aproveitamento da força do motor e economiza combustível. E tudo isso ocorre de forma muito silenciosa e sem solavancos.

    Todos a bordo de um carro automático também desfrutam de maior segurança, uma vez que não existe a possibilidade de um erro na troca de marcha durante uma situação crítica, como uma ultrapassagem ou no acesso de uma via expressa. E, ao parar em um aclive, o motorista tem a tranquilidade de sair com o carro sem precisar controlar a embreagem e evitar que o carro recue.

    Guia para usar bem

    Em parceria com a Ford, QUATRO RODAS montou um guia de boa utilização do câmbio automático. Vamos explicar como o sistema funciona e apresentar dicas de uso, manutenção, boas práticas e os mitos e verdades em torno do assunto.

    Confira aqui todos os conteúdos do guia Meu Automático.

    E clique aqui para baixar o guia completo.