As exportações brasileiras para o México no setor automotivo evoluiram 47% entre 2002 e 2008. Por outro lado, as exportações mexicanas para o Brasil de carros e peças subiram mais de 500%.
Em 2004 o Brasil obteve superávit recorde de US$ 3,24 bilhões com o México. Esse resultado caiu para US$ 1,1 bilhão no ano passado. No primeiro bimestre de 2009, o México registrou superávit com o Brasil de US$ 20,8 milhões – o primeiro desde 1997. Hoje circulam no Brasil os mexicanos Sentra, da Nissan, Fusion, da Ford, e Captiva, da Volkswagen. As vendas do México para o Brasil no setor cresceram 135% em 2006, 48% em 2007 e 72% no ano passado.
As exportações de carros compactos para o México cresceram bastante no começo do acordo: 34% em 2003 e 24% em 2004. Mas a competitividade brasileira foi prejudicada pela valorização do real e as vendas caíram 19% em 2007. Com o impacto da crise no mercado mexicano, que é mais forte que no Brasil, outra queda de 7% no ano passado.
Segundo o Valor, há também uma preocupação com a perda do mercado mexicano para os chineses. Em 2000, o Brasil respondia por 1,1% das compras do México e a China por 1,6%. Em 2008, a fatia brasileira ficou em 1,8%, enquanto a chinesa saltou para 11,2%.
Fonte: Automotive Business