Milhares de funcionários da Volks protestam para proteger emprego

Da AFP

Milhares de trabalhadores da Volkswagen manifestaram nesta sexta-feira perto de sua sede em Wolsburg (norte) para defender a “lei VW” que protege o construtor automobilístico de compras hostis e, segundo os sindicatos, garante a manuntenção dos empregos.

“Não temos necessidade de menos, mas sim de mais leis VW”, declarou Berthold Huber, presidente do sindicato dos metalúrgicos IG Metall, a uma multidão de trabalhadores.

O IG Metall, que representa mais de 90% dos assalariados da Volkswagen (VW), quer pressionar o governo alemão e os acionistas do grupo para manter a chamada “lei VW”, adotada em 1960 para proteger o construtor das compras hostis e condenada ano passado pela justiça européia.

O governo alemão, antes de aprová-la, alterou-a para conservar o direito de veto do acionista público, o Estado regional da Baixa Saxônia (norte).

Esta atitude irritou a Comissão européia, que anunciou no início da semana que pode processar novamente o governo alemão por não respeitar a decisão.

O principal acionista da Volkswagen, o também alemão Porsche, se opõem a este texto: quer fazer da VW uma empresa “normal”.

A manifestação desta sexta-feira não é oficialmente um desfile anti-Porsche, mas uma demonstração de força do IG Metall, sumida há meses em conflitos agudos com o especialista em carros esportivos, em especial sobre as futuras regras de representação dos trabalhadores da holding que controlará VW e Porsche.

Porsche já tem cerca de 31% do primeiro construtor automobilístico europeu e pretende assumir seu controle, ou seja, mais de 50% nas próximas semanas.

Fonte: Diário do Grande ABC