Mitsubishi anuncia investimento no Brasil de R$ 1,1 bilhão

Presidente Lula conhece carro elétrico       Segundo dirigente da Mitsubishi, recursos podem gerar 1,2 mil empregos.Ele apresentou ao presidente Lula carro elétrico produzido pela empresa.

Nathalia Passarinho
Do G1, em Brasília
(Foto: Ricardo Stuckert / PR)

O presidente do conselho de administração da Mitsubishi Brasil, Eduardo de Souza Ramos, anunciou nesta quarta-feira (20) investimentos da empresa no país no valor de R$ 1,1 bilhão.

Segundo ele, os recursos serão aplicados em até cinco anos e servirão para o lançamento de novos produtos e ampliação de uma fábrica de motores. Ramos afirmou esperar que os investimentos resultem na geração 1,2 mil novos empregos.

Ramos e outros dirigentes da Mitsubishi se reuniram nesta quarta com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, para apresentar o carro elétrico fabricado pela montadora.

O veículo, chamado Innovative Eletric Vehicle (i-MiEv), é baseado em um microcarro a gasolina de 660 cilindradas. O uso desse carro elétrico representa, segundo a Mitsubishi, uma economia de uma tonelada de CO2 por ano, em comparação com o modelo equivalente movido a gasolina.

A expectativa é de que o carro seja comercializado no Brasil até 2013. Durante a reunião foram discutidas medidas de isenção fiscal para a importação e fabricação do veículo no Brasil, segundo a assessoria da empresa.

O veículo apresentado ao presidente tem capacidade para acomodar até quatro pessoas e seu custo por quilômetro é cerca de um terço do custo de um carro compacto a gasolina.

A velocidade máxima do carro elétrico é de 130 km/h, com autonomia de 160km. Ele pode ser recarregado em até sete horas. A expectativa é que a tecnologia “quick-charger”, ainda em desenvolvimento, melhore a capacidade de recarga dos veículos elétricos, de modo que, no futuro, ele possa ser recarregado em 30 minutos.

Fonte: G1 Globo Online