Mitsubishi cria sistema automático para recarregar baterias de carros elétricos


A Mitsubishi Heavy Industries apresentou hoje no Japão um sistema que permitirá a recarga automática das baterias de veículos elétricos nos locais de estacionamento.
No Japão são comuns estacionamentos verticais, em que os carros são erguidos automaticamente para “prateleiras” em vários andares. Segundo a empresa, nos locais dotados do novo sistema, bastará que o carro seja colocado sobre a plataforma onde ficará estacionado para a recarga começar imediatamente.

Uma particularidade das cidades japonesas é a dificuldade de aproveitar a energia solar para produzir eletricidade. As ruas são estreitas e cercadas de prédios altos e a falta de espaço para estacionar exige que os carros fiquem em recintos fechados. O novo sistema permitirá que equipamentos fotovoltáicos posicionados no teto dos prédios de estacionamento contribuam para a recarga das baterias, diminuindo a dependência da rede elétrica convencional.

Segundo a MHI, a nova tecnologia deverá contribuir para a popularização dos veículos puramente elétricos ou dos híbridos recarregáveis, conhecidos como plug in, por facilitar a vida dos seus proprietários.

JM

Fonte: Auto Estrada